x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.783

lançamento despesa

Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 15:21

boa tarde,
vou fazer o lançamento de uma despesa onde o comprovante é do banco postal
lanço como?

D- outras despesas
C - correios
ou
D - outras despesas
C - caixa

quando coloco correios abre uma outra aba que diz: lançamento de duplicatas/titulos que tenho que por uma data e o titulo
se for correio no caso que tenho que colocar no credito, o que coloco nessa outra aba onde pede o numero do titulo?

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 15:38

Boa tarde!

Se você pagou a vista em dinheiro, o correto é o segundo lançamento que você mencionou.
Caso seja uma despesa a prazo, é necessário essa obrigação passar pelo Passivo, o que seria correto o segundo lançamento que você mencionou.

Com relação a aba que se abre, creio que é do software, pois toda compra a prazo tem uma Título a Pagar onde consta sua data de emissão e número, mas como disse acho que seja um software integrado, onde depois você da baixa através dessas informações.

Espero ter ajudado.

Rafael

Leandro Morais

Leandro Morais

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 16:10

Gabriela, boa tarde!

Diferentemente do entendimento do nosso amigo, entendo que deva ser registrado na contabilidade os fatos por ordem cronológica. O primeiro fato que ocorreu foi a aquisição do serviço, devendo portanto ser registrado nesse momento, independente de pagamento. Se foi pago à vista, você o baixará do seu conta a pagar, se não, ficará até sua ocorrência. O fato de você pagar à vista não te permite registrar diretamente nas contas de resultados. Imagine que determinado Cliente paga todas as suas obrigações à vista, logo, pela compreensão do exposto pelo colega, deveríamos registrar nas contas de resultados. Agora imagine, o seu cliente pegando o balancete para uma análise e não verificar nenhum registro no passivo (fornecedores), e te questionar: quanto foi que eu paguei ao fornecedor X e ao fornecedor Y?. Portanto, entendo que seja de fundamental importância os registros na ordem dos fatos.

Leandro.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 16:36

Olá Gabriela . Como o nosso colega informou e muito bem informado quando for lançamento de fornecedores, clientes algo que mereça uma atenção mais detalhada faça a provisão e o respectivo pagamento. Caso seja uma despesa corriqueira como Material de Uso Consumo faço o lançamento direto mesmo.

Prata DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 16:48

Olá Gabriela. Como eu disse e também entendo como nosso amigo Maicon, se a despesa ocorreu e você pagou no mesmo momento em dinheiro, o lançamento é direto, sem a necessidade de provisão. Caso aja um tempo para pagamento da mesma, ai sim é inevitável a provisão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade