Kalin Gonçalves
Bronze DIVISÃO 1 , Sócio(a) GerenteBom dia, Estou a dias procurando em leis e em fórum a resposta para um duvida que tenho, espero que alguém possa me ajudar.
No escritório contábil em que trabalho, é usado um Plano de Contas, com 4 categorias:
1- Ativo
2- Passivo
3- Origem dos Recursos
4- Aplicação de Recursos
É uma contabilidade do Terceiro Setor.
Entretanto, o programa contábil que usamos, tem um problema na criação de históricos nos lançamentos de zeramento das contas quanto ao DMPL, ou seja, o programa gera os lançamentos de zeramento, o históricos que deveriam ser criados na aba de DMPL que direciona o valor para a conta correta, não é gerado.
A solução dos programadores, a solução deles, foi tomar um atalho, de acordo com eles muitos usam um 5 categoria "Encerramento do Exercício", e dessa categoria é transportados os valores para o Patrimônio no Passivo.
Quando o programa faz essa transferência do valo total, ele gera o histórico e então o DMPL sai correto.
Como em nosso estritório o zeramento é feito direto em um conta especifica de resultado no Passivo -> Patrimônio, temos que manualmente editar mais de 70 contas para adicionar o histórico, apos um longa conversa, nosso sistemo deixo claro que ou adotamos um 5 categoria, ou mostramos um lei que diga que essa categoria não precisa existe ou similar.
Venho procurando isso a dias, alguém pode me ajudar, o uso de um categoria separada parra isso é lei? recomendação? gosto? fazemos errado?
Não consigo achar a resposta para estas perguntas.