Wedson
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeMuito obrigado Carlos Henrique!
respostas 68
acessos 407.261
Wedson
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeMuito obrigado Carlos Henrique!
Carlos Henrique Botelho
Prata DIVISÃO 3 , Cortador(a)Disponha. Espero ter conseguido ajudar.
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeKely,
Toda empresa, seja ela lucro real, presumido, arbitrado, simples e etc,
deverá fazer a provisão de todas as obrigações ocorridas no mês base ou apuração, que serão pagas no próximo mês ou posteriormente, para fins contábeis.
Siga o raciocinio, se você pega um balanço de 31.07., voce vai saber o que tudo que aconteceu na empresa até aquela data, como também as obrigações tributárias(impostos), com terceiros, fornecedores e etc, você terá uma demonstração real da situação da empresa naquela data, por isso é que é exigida as provisões.
Esta é a minha opinião, se alguém tiver mais alguma coisa ou até mesmo diferente, pode se pronunciar.
Um abraço,
Cleusa Gim
Prata DIVISÃO 3Olá !
ainda sobre a contabilização da Provisão de IRPJ/CSLL, no lucro presumido,tenho dúvida em que grupo das contas de resultados devo utilizar. No inicio deste tópico o colega Saulo, citou que deve ser contabilizada no grupo Despesas Tributárias, gostaria de saber se para 2012 permanece o mesmo raciocínio:
Lucro Presumido
Nas empresas o lucro é aquele determinado pela aplicação dos percentuais de presunção ditados em lei.
Estes impostos não são deduções da receita bruta, posto que não incidam sobre esta, e sim sobre lucros apurados presumidamente, então são despesas. Portanto, devem ser contabilizados como tal.
Registros na contabilidade:
D - Despesas Tributárias (CR)
C - IRPJ a Pagar (PC)
C - CSLL a Pagar (PC)
obrigada !
Luciana Ferreira
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde, por favor preciso esclarecer uma duvida, no calculo do IRPJ e CSLL de uma empresa presumido não foi considerado na base de calculo as outras receitas, só que eu inclui na dipj e na provisão no balancete esta a menor,como posso proceder neste caso, posso fazer a provisão dessa diferença no ano posterior?
Giselly Carlos de Moura
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde! tem uma empresa que tem movimentação em uma conta poupança. Todo mês tem os seguintes lançamentos nessa conta: um credito referente a "Juros poupança corrente" e um debito referente a "Imp renda poupança corrente". Esses valores interferem diretamente no saldo da conta. Minha dúvida é, devo utilizar esses valores para apuração de imposto de renda da empresa?
PS:Essa empresa é do lucro presumido.
Vando Luiz dos Santos
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde
Pessoal
Gostaria de saber ser meus lançamentos estão corretos do IRPJ e CSLL lucro presumido de Prestadora de Serviços:
Da contabilização/lançamento:
D - IRPJ à recuperar - (AC)
C- IRPJ à recolher -(PC)
Do momento da Baixa:
D - IRPJ à recolher - (PC)
C- Bancos - (AC)
Pois isto, foi o meu Chefe/Contador que falou para fazer desta forma, mas até onde entendo seria desta forma:
D - IRPJ Presumido - (CR)
C - IRPJ à recolher - (PC)
D - IRPJ à recolher - (PC)
C- Banco - (AC)
Por favor, qual desses lançamentos é o correto?
At.
Laís de Matos
Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade Vando Luiz dos Santos;
Boa tarde;
Seu lançamento esta correto,
A Conta IRPJ a Recuperar, apenas será utilizada quando de fato houver valor a ser recuperado (crédito).
Vando Luiz dos Santos
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Muito Obrigado Laís de Matos
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade