x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.545

Matriz x Filial

Thiago Henrique Lopes da Silva

Thiago Henrique Lopes da Silva

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 1 abril 2015 | 13:48

Bom Dia,

Estou contabilizando uma empresa de lucro presumido, que tem uma matriz e duas filiais, a minha duvida se refere ao pagamento de despesas e tributos pela matriz, tributos pago pela matriz e a despesa rateia entre as filiais.

No caso as filias devolve o valor para matriz conforme seu consumo, lembrando que essa movimentação é feita em conta corrente.
lanço dessa forma:

Lançamento na Matriz;

D -Despesa Material de Consumo (R)
C - Banco Matriz (AC)

D-Banco Matriz (ac)
C- Empréstimo Banco Filial 01 (ac)

Lançamento Filial 01

D-Banco Matriz (AC)
C-Empréstimo Banco Filial 01 (PC)

No entanto, gostaria de uma outra forma de lançar essa movimentação financeira, usando uma conta resultado ou uma conta de rateio, enfim aguardo um auxilio.
Desde já Agradeço

Assistente Contabil
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Quarta-Feira | 1 abril 2015 | 13:56

Boa tarde Thiago Henrique!

EU não faço isso dessa maneira, assim você pode perder a essência da Filial, ou seja, não saber se ela está conseguindo sobreviver e gerando lucros sozinha.

Eu abri uma conta para cada filial (tenho 8) e cada uma paga suas despesas (compras, folha, impostos, etc.etc.)... o Lucro deixo ou não na filial.. no final do ano eu repasso o mesmo para a Matriz (isso quando dá)....

Quando a Matriz tem que bancar a FIlial, abro um contas correntes para a movimentação financeira conforme exemplo:

MATRIZ

D - Emprestimo Filial (AC)
C - caixa/Bancos (AC)

FILIAL

D - Caixa/Bancos (AC)
C - Emprestimo Matriz (PS)

Quando sobrar um dindim faz o pagamento para a Matriz.. assim você fica mais tranquilo e é mais fácil de controlar...

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Quinta-Feira | 2 abril 2015 | 07:34

Bom Thiago, não entendi muito o que você quis dizer com "consolidar" Matriz com as Filiais!

Para mim isso é mais gerencial do que obrigação fiscal, porque as filiais, apesar de ser um braço da Matriz, são independentes em muitos aspectos, com por exemplo:

1 - Folha de Pagamento
2 - Controle da parte do RH e Depto. Pessoal
3 - Parte Fiscal e declarações acessórias (ICMS, Sintegra, Livros FIscais, Apuração, Estoque)
4 - Rais
5 - Parte financeira (Bancos, Caixa)
6 - Parte Federal (Apenas o SPED Contribuições é consolidado, os outros SPED são separados MAtriz e Filiais)

Então entendo que "gerecialmente" você tenha sim que consolidar tudo, mas isso poderá mascarar alguma deficiência da filial.

Espero ter ajudado

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade