x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 37

acessos 50.728

Ajuste exercicios anteriores - Lucros ou prejuizos acumulado

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 2 abril 2015 | 16:28

Boa tarde Pessoal!

Gostaria de trocar uma ideia com algum colega com experiência nesse assunto. É o seguinte:

Temos uma empresa que, necessitamos fazer alguns ajustes de saldos de contas que vieram do antigo escritório. Logo, esses ajustes geraram um aumento na conta lucros ou prejuizos acumulados (gerou-se lucros). Até então, essa empresa não tinha saldo nessa conta. O que não era destinado aos dividendos, ficam na conta Reserva de lucros. Os saldos que ficaram em Lucros ou prejuizos acumulados serão apenas esses decorrentes dos ajustes. Inclusive em 2015 ja vi que terá que ser feito também, pois, há caminhões que não lançaram na contabilidade.

Pergunto:

É lícito esse lançamento contábil, ficando em lucros ou prejuizos acumulados apenas os saldos decorrentes dos ajustes?

Após muito ler as normas contábeis, vi que as unicas empresas que não podem ter saldo positivo nessas contas são as S/A e as consideradas de grande porte.

Se alguem poder me ajudar, agradeço muito!! Obrigado! Abraço a todos!

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Domingo | 5 abril 2015 | 21:11

Fabio,,


eu costumo usar qualquer diferença ajustada de contabilidade anterior ou nos exercicios anteriores eu lanço em uma conta especifica de ajustes de exercicios anteriores
e faço constar em notas explicativas os ajustes efetuados....

outra se tem saldo na conta de reservas de lucros q abservem os saldos de lucros ou prejuizos não vejo porque não transferir para esta conta de reservas de lucros.

Gilmar Jesus Mendes
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 6 abril 2015 | 09:28

Bom dia Fábio Henrique Catelani Ferreguti,

Certamente não errado deixar saldo nessas contas (Lucros Acumulados ou Prejuízos Acumulados). A destinação dos lucros para contas de reservas ou destinação para dividendos é estabelecido em reunião/assembléia dos diretores ou empresários, porém como bem sabemos em empresas pequenas não é de costume haver reuniões para decidir sobre reservas, mas apenas a distribuição dos lucros. Muitas vez os empresários/diretores sem sabem como funciona a constituição de reservas ou até mesmo não utilizam a contabilidade para nada, e assim não há a necessidade na visão deles de constituir reservas.
Quanto as reservas de lucros que você mencionou que veio na contabilidade de outro escritório são os Lucros Acumulados... e a explicação de estarem contabilizados ali nessa conta é que quando veio a Lei n° 11638/07 e 11941/09, e as demais alterações das normas contábeis não havia ficado bem claro para muitos contadores que somente as S.A.s tinham que destinar todo o lucro do período e ficar com a conta Lucros Acumulados zerado no fechamento do balanço. E assim muitos começaram a contabilizar os lucros em Reservas de Lucros sem saber que para as demais empresas poderiam ser mantida a conta Lucros Acumulados, que em minha opinião seria a forma mais correta de se contabilizar pois o lucro não tinha destinação certa e em muitas vezes, esse lucro será distribuído no futuro.
Referente ao ajustes eu aconselho a criar uma conta transitória no PL para contabilizar esses ajustes e na data de fechamento do balanço compensar ou transferir esses saldos para a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados e mencionar em notas explicativas. Pois lembrando que essa conta Ajustes de Exercícios Anteriores é transitória.
Também aconselho a verificar com a administração se essa Reserva de Lucros foi feita a pedido da administração, caso contrário ela poderia ser estornada para Lucros Acumulados, pois no futuro esses lucros podem ser distribuídos.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 6 abril 2015 | 17:52

Obrigado aos Gilmar e Marcos pelas explanações.

Marcos, é exatamente esse o acontecido, criei uma conta transitoria no PL com nome 'ajustes de exercicios anteriores' e o valor dessa conta, irei transferi-lo para os lucros ou prejuizos acumulados, zerando a conta de ajustes.

Fiquei um pouco na dúvida, se esse lançamento seria lícito e se poderia ter algum problema com a RFB por conta desses ajustes. Porém, a empresa é lucro presumido, portanto, esses lançamentos contábeis não tem influencia alguma sobre os impostos tendo em vista que ele tributa sobre o faturamento e não sobre o lucro.

Abraço!

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 14:47

Sim Gilmar, tudo que estiver na conta lucros ou prejuizos acumulados, irei explicar o ocorrido em notas explicativas.

Já viram alguma intimação por parte da RFB por causa dos lançamentos de ajustes? Como nunca tive experiência com o ocorrido, fico com um certo receio do que possa ocorrer.

Abraços!

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 16:13

Boa tarde Fábio Henrique Catelani Ferreguti,

Nunca vi a RFB notificar quando a ajuste desse tipo... E pelo fato de a empresa ser lucro presumido é bem menos problemático quanto a RFB, pois a contabilidade não interfere nos impostos. Mas bem documentado e com notas explicativas bem elaboradas, acredito que não dará problemas. Principalmente porque você está fazendo um ajuste para ficar certo.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 17:40

oi, os colegas estão certos: além de se fazer os lançamentos contra a conta "ajustes de exercícios anteriores" (conta do patrimônio líquido)
tais ajustes ficarão evidenciados na "demonstração de lucros ou prejuízos acumulados - dlpa" para então serem justificados nas "notas explicativas".

boa noite a todos!
:-)

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 23:35

Marcos, Gilmar e Telmo, grato pela colaboração dos colegas.
Nesse período de adaptações com ECF e ECD, acredito que teremos que tomar todos os cuidados possíveis com as contabilidades, que sabemos, que os empresários não dão a menor importância pra ela.

Coloco-me a disposição de todos, para sempre trocarmos ideia desses assuntos que nos assolam todos os dias, meu e-mail é @Oculto

Forte abraço a todos!

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
AUREO JUNIOR

Aureo Junior

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 13:50

Fábio Henrique Catelani Ferreguti Bom tarde,

Estive lendo os posts sobre Ajustes de Exercício Anteriores e gostei muito. Mas ficou uma dúvida comigo sobre o seguinte. Tenho empresa em lucro real que preciso ajustar os saldos de fornecedores, o qual se encontra muito alto, irei ajusta los na conta de Ajustes de Exercício Anteriores. Como a conta citada é transitória e preciso ajustar com Lucro/prejuizos acumulados. Minha dúvida é, caso venha a dar lucro, eu preciso apurar os impostos IRPJ/CSLL sobre o devido lucro? ou esses valores serve apenas para efeito de informações nas notas.?
Desculpe me pela ignorância.

Micaela de Lima Pinheiro Campos

Micaela de Lima Pinheiro Campos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2015 | 15:58

Boa tarde!

A minha empresa é apurada pelo Lucro Real Trimestral. Estou com uma dúvida quanto a um ajuste de exercícios anteriores que preciso fazer. Somente agora em outubro descobrimos que os valores de provisão de férias e encargos estavam sendo lançados em 2014 a menor , e precisamos fazer um ajuste no valor de R$ 1.464.509,30. Porém no ano de 2015 a empresa vem dando lucro e esses estavam sendo antecipados para os sócios. Minha dúvida é quando eu lançar esse ajuste no PL e apurar no mês em que eu lançar o ajuste um Lucro, esse ajuste poderá influenciar no meu lucro para base de calculo do IR e da CSLL?

Amanda Léo

Amanda Léo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2016 | 11:18

Bom dia colegas,

Em janeiro chegou um cliente novo aqui no escritório que eu trabalho, ao receber o balanço patrimonial de 2015 pude perceber que nunca houve distribuição de lucro e nem reservas, deixando a conta de lucros com quase R$ 2.000.000,00 assim como o caixa que está nesse valor.

Vocês acreditam que eu consigo fazer um ajuste em 2016 ou é melhor abrir um balanço de abertura e começar do zero?

Grata

Amanda Léo

Vlad S. O. Jr

Vlad S. O. Jr

Iniciante DIVISÃO 3, Chefe Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 16:03

Senhores estou iniciando no Forum e gostei das explanações citadas nesse assunto, contudo apesar de já ter buscado muito uma informação mais precisa sobre a finalização da Conta "Ajustes de Exercicios Anteriores", em contas Patrimoniais, quando resultar Saldo a Débito, empresa com Lucro Acumulado. Conversando com um colega de profissão, este sugeriu um lançamento Multiplas Partidas, Confrontando ex: Fornecedores a Pagar contra Clientes a Receber. Agradeço se os nobres colegas explanarem sobre esse exemplo.

MARCUS VINICIUS SCHMITZ FEIJO

Marcus Vinicius Schmitz Feijo

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 19:54

Caros colegas,

Existe sempre o risco fiscal, uma vez que valores que não foram ao resultado na época, e os mesmos eram lucro real, obviamente se corretamente fosse lançado o valor do imposto seria outro. O fisco pega pesado, sugiro uma consultoria tributária especializada para mensurar os riscos dos ajustes de uma unica vez, sem retificar balanços em anos anteriores. Dependendo da materialidade é que poderá mensurar tais riscos.

Abraços

Marcus Schmitz | CRCRS 67.561 | CNAI 3.872
Sócio da Schmitz Auditores Associados
CRCRS 7.121
Conta: [email protected]
skype: marcus_feijo
Telefone: (51) 2117-1900 | (51) 9119-0115 (Whatsapp)
https://www.facebook.com/livrodeauditoria
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 13 maio 2016 | 20:30

Boa noite,

Comentando quanto ao risco fiscal. Sim, se a empresa era Lucro Real e agora precisa ajustar o lucro é complicado.
No caso se a empresa não provisionou uma despesa e o lucro seria menor é menos preocupante, pois a empresa pagou um imposto a maior para a receita federal. Porem abre brecha para a receita questionar o porque não foi registrada a despesa na data correta, e se essa mesma despesa não tiver sido lançada por falta de caixa na época vai complicar a vida da empresa perante a receita federal.
No caso de receita não lançada, ou seja, aumento do lucro a empresa deverá verificar a alguém especialista na parte jurídica, pois a mesma provavelmente deverá pagar a diferença de imposto sobre o lucro.

Se a empresa for Lucro Presumido, não há muita preocupação pelo fato de que a contabilidade não afeta a apuração de impostos. Porém se a falta de registro na época for pela falta de caixa para registro, a situação da empresa também pode ficar complicada.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 7 anos Domingo | 29 maio 2016 | 21:42

Boa noite colegas,

Pode-se contabilizar um imovel, que não consta no Balanço até o momento, adquirido para uso próprio, em 1997, por 45mil reais, contra a conta Ajuste de Exercicios Anteriores? O cliente é uma empresa Imune(Centro espirita) do IRPJ.

Esta mesma empresa comprou outro imóvel em 1981 e o vendeu em 2009, por um valor simbólico. Há a necessidade de contabilizar estas operações de compra e venda, já que ela é Imune?

Grata pela colaboração.

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 19:00

Boa noite,

Sim, existe. Porém ela é transitória para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados".

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Sérgio Bennertz

Sérgio Bennertz

Prata DIVISÃO 2
há 6 anos Segunda-Feira | 3 abril 2017 | 10:46

Vanessa,

Minha opinião.
Lucros Acumulados e Lucros do Exercicio são dois calculos e valores distintos, vc deve analisar e verificar qual quer constar em suas notas. Não existe uma regra,vc pode constar um ou ambos descrevendo que o resultado do exercico foi prejuizo (R$ xx,00), mas que no acumulado esta com lucro de R$ xx,xx.

MARCUS VINICIUS SCHMITZ FEIJO

Marcus Vinicius Schmitz Feijo

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 3 abril 2017 | 10:49

Caríssima Vanessa Karine dos Santos,

Quanto a Nota Explicativa do Patrimônio Líquido, podes dizer que encerrou com lucros acumulados, pois quem ler o balanço sabe que no exercício fechou prejuizo. E se cruzar com DMPL (demoonstração das mutações do patrimônio Líquido, vai mostrar que tinha saldo de lucros acumuldos suficientes para compensar com prejuizos.

Fique tranquila, se todas essas informações estiverem a mão do fisco ou do leitor, poderá comentar que fechou com lucros acumulados disponíveis a distribuição inclusive, se houver caixa suficiente.


Marcus Schmitz | CRCRS 67.561 | CNAI 3.872
Sócio da Schmitz Auditores Associados
CRCRS 7.121
Conta: @Oculto
skype: marcus_feijo
Telefone: Oculto | Oculto (Whatsapp)
https://www.schmitzauditores.com.br
Auditor com qualificação técnica Diferenciada (CNAI CVM,BACEN)
https://www.facebook.com/schmitzauditores/
https://www.facebook.com/livrodeauditoria/

Marcus Schmitz | CRCRS 67.561 | CNAI 3.872
Sócio da Schmitz Auditores Associados
CRCRS 7.121
Conta: [email protected]
skype: marcus_feijo
Telefone: (51) 2117-1900 | (51) 9119-0115 (Whatsapp)
https://www.facebook.com/livrodeauditoria
Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 18:48

boa NOITE, uma empresa fechou o balanço de 2016(com prejuízo), mas depois de encerrado tudo já em 2017 constatou que não foram lançadas despesas OCORRIDAS em 2016.
Em 2017 foram apuradas e lançadas os valores correspondente as despesas de 2016 na conta "PL=ajustes de exercícios anteriores" e posteriormente foram transferidos para a conta de prejuízos acumulados (não transitando. pelo resultado de 2017).
Na ECF de 2016 ficou registrado o valor do prejuízo sem considerar estes ajustes.
Na ECF de 2017 na parte B do lalur esta registrado o prejuízo ate 2016 (saldo inicial de 2017)e sem estes ajustes.

Gostaria de saber passo a passo de como registrar na parte B o valor corresponde aos ajustes de exercícios anteriores lançados em 2017 referente a 2016 para que eu possa compensa-lo com o ir e cs a partir de 2017?
qual conta relacionar com este ajuste na parte B?
se caso precisem de mais informações me avisem

Viviane Lima

Viviane Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 17 março 2018 | 12:19

Olá, amigos! Gostaria da orientação de algum colega com a experiência por que estou passando.
Assumi um cliente (prestador de serviços) de um outro contador, registrado desde 2014. Neste primeiro ano esteve enquadrado no Lucro Presumido e anos posteriores 2015, 2016 e 2017, no simples nacional. Por todos estes anos o antigo contador não manteve escrituração contábil. E agora, estou tendo problemas na hora que identificar o saldo das contas; estou tendo que encerrar a contabilidade 2017.

O máximo que tenho, são as informações prestadas pelo antigo contado em DEFIS e já identifiquei bastante erro. Foi informado em DEFIS 2017 (ano 2016) saldo inicial e final de caixa de R$ 2.000,00(mantendo-se estável), sendo que houve R$ 384.235,79 em emissão de NF e apenas pagamentos de DAS(despesas).
Diante disso, o que posso fazer com este caixa? Que saldo trazer para o ano de 2017?

Para o balanço de abertura, tenho o seguintes saldos

Caixa R$ 2.000,00
Clientes R$ 384.235,79
Simples a Recolher R$ 4.324,28
Capital Social R$ 36.000,00

Muito Grata.

MARCUS VINICIUS SCHMITZ FEIJO

Marcus Vinicius Schmitz Feijo

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 10:21

Olá Viviane, por óbvio os lançamentos deveriam ter tido um reflexo no resultado. E logo ajustado depois transferindo para lucros acumulados.
como nao foi feito esse procedimentos ano anterior, o que podes fazer é criar a conta ajuste de exercicio anteriores, e lançar o valor que seria lançado nos lucros acumulados ou prejuizos acumulados. Pelo que vi, vai dar lucro (C). Como já passou tempo. nao acho prudente colocar como lucros acumulados até porque nao tem comprovação técnica. Pode haver riscos tributários. Deixa como ajuste de exercicio anteriores e depois faz a transferencia para lucros acumulados. Tem que ter esse rastro de que os lucros ou prejuizos acumulados veio advindo dos ajustes de exerc. anteriores.

Ajudei? Abraços.

Marcus Schmitz | CRCRS 67.561 | CNAI 3.872
Sócio da Schmitz Auditores Associados
CRCRS 7.121
Conta: [email protected]
skype: marcus_feijo
Telefone: (51) 2117-1900 | (51) 9119-0115 (Whatsapp)
https://www.facebook.com/livrodeauditoria
Viviane Lima

Viviane Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 11:40

Olá, Marcus!
Muito Obrigada pelo retorno.

Só de se mostrar disponível a contribuir, me ajuda bastante.
Sim, a empresa tem um lucro que poderia ser perfeitamente ilustrado em contabilidade, como você mesmo pode perceber, não é mesmo?!rsrs.

Tomando os dados que trouxe para o balanço de abertura de 2017, você poderia me explicar melhor o procedimento sugerido através dos lançamentos?!
A conta ajustes de exercícios anteriores não é uma conta transitória? Devo me utilizar de notas explicativas para referenciar tais procedimentos que os justifiquem?

Muito obrigada pela atenção.

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 21:23

Viviane Lima ,

A conta é transitória sim. Depois de feitos os lançamentos para essa conta, ela deve ser zerada/transferida para lucros ou prejuízos acumulados.

Ex.: Lançamento de complemento de saldo de clientes:
D - Clientes - 10.000,00
C - Ajuste de exercícios anteriores - 10.000,00

Zeramento/transferência para lucros acumulados:
D - Ajuste de exercícios anteriores - 10.000,00
C - Lucros Acumulados - 10.000,00

Espero ter ajudado.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Matheus Silva

Matheus Silva

Iniciante DIVISÃO 4
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 12:52

Boa tarde..


como realizar a contabilização ajustes de exercício anteriores, no resultado ou na reserva de lucro? Procurei em normas NBC e não encontrei nada a respeito...

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.