x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 17.575

Saldo Negativo da Conta Banco

RENATO MARQUES

Renato Marques

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 13:55

Olá

Estou com a seguinte duvida aprendi a sempre transferir a conta banco para um grupo do passivo quando ela apresenta-se saldo credor, inclusive encontrei alguns tópicos aqui no fórum onde é feita a mesma recomendação, mas não achei nenhuma instrução normativa a respeito.

Mas o CPC 03 R2 que fala sobre a Demonstração do Fluxo de Caixa afirma o seguinte no seu item 8:

8. Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento.
Entretanto, saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de
instrumentos como cheques especiais ou contas correntes garantidas que são liquidados em
curto lapso temporal compõem parte integral da gestão de caixa da entidade. Nessas
circunstâncias, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e
equivalentes de caixa. Uma característica desses arranjos oferecidos pelos bancos é que
frequentemente os saldos flutuam de devedor para credor.

Eu devo manter a conta banco no ativo mesmo quando o saldo for credor ?

Luanda Silva

Luanda Silva

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 15:20

Oi

Também tenho a mesma duvida.

Um empresa tem conta bancária que utilizou o saldo de giro de caixa da conta bancária, no final da apuração do final de ano, como devo proceder.

Deixo no ativo o valor credor ou transfiro para a conta Passivo (empréstimo e financiamo)

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 15:37

Renato e Luanda, boa tarde!

Os saldos do Ativo que estão negativos (menos as contas de compensações e depreciação) devem ser transferidos para o Passivo quando do encerramento do balanço.

acesse o link que com certeza vai ajudar...https://epxx.co/artigos/ctb_self3.php

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Silvia Cristina Fornazari das Graças

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 16:53

Boa tarde, ainda sobre este assunto tenho duvidas:

1. A transferência do saldo negativo da c/c deve ser transferida para o passivo, somente no final do mês ou diariamente?

2. Se for diariamente, isso irá dizer que os pagamentos e/ou recebimento deverão constar uma parte no ativo (c/c) e outra parte no passivo (cheque especial)?

3. E como faço estes lançamentos diariamente?Citando os exemplos abaixo:

15/10 - Saldo c/c = R$ -1000,00
16/10 - Liquidação de cobrança = R$ 2500,00
16/10 - Saldo c/c = R$ 1.500,00
17/10 - Pagamento Fornecedor = R$ 1.700,00
17/10 - Saldo c/c = - R$ 200,00

Seriam assim?

Lançamento do dia 16/10 - Recebimento de R$ 2500,00
D - Cheque Especial (PC) = R$ 1.000,00
D - Banco c/c (AC) = R$ 1.500,00
C - Notas a receber = R$ 2.500,00

Lançamento do dia 17/10 - Pagamento Fornecedor de R$ 1700,00
D - Fornecedores (PC) = R$ 1.700,00
C - Cheque Especial (PC) = R$ 200,00
C - Banco c/c (AC) = R$ 1.500,00

Alguém poderia me ajudar????

Obrigada

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 9 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 17:01

Boa tarde Silvia!

O saldo negativo você deve transferir apenas quando fechar o balancete, que é MENSAL... não é necessário isso diariamente....

2. Se for diariamente, isso irá dizer que os pagamentos e/ou recebimento deverão constar uma parte no ativo (c/c) e outra parte no passivo (cheque especial)?

Não é assim que faz não.. o Cheque Especial é um Crédito que você tem no banco,mas necessariamente não é para usar...(a não como eu que não consigo sair dessa lama... rsrsrsr.)

Então o lançamento correto é:

D - Fornecedores (PC)
C - Bancos (AC)
R$ 1.700,00

Balancete Verificação em 31/10/2015 a conta bancos conta movimento apresenta um saldo NEGATIVO de R$ 1000,00

Você efetua o lançamento abaixo no ultima dia do mês:

D - Bancos C/Movimento (PC)
C - Bancos C/Movimento (AC)
R$ 1.000,00
Histórico: Valor referente saldo da Conta xxxx, transferida nesta data:

No dia 01/11/2015, você inverte o lançamento e segue a vida.. final de novembro se continuar negativo (igual eu) o mesmo lançamento.. e assim por diante...

Sds

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 08:06

Bom dia

Obrigada pelas ajudas...é que eu li várias coisas sobre o assunto e alguns colegas fazem esta transferência de saldo negativo de c/c diariamente...o que para mim seria totalmente inviável.

Por isso que queria ainda ter maiores esclarecimentos sobre o assunto.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 9 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 08:48

Bom dia Silvia!

Te ajudou a esclarecer suas dúvidas? Se sim, ficamos contentes.. caso contrário poste novamente..

Sds

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade