x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 744

balanço lucro presumido

jose alencar de novais chaves

Jose Alencar de Novais Chaves

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 09:46

Bom dia, Caros Colegas,

Poderia responder tal situação: Uma Empresa de Transportes de Cargas tributada pelo lucro presumido, precisa levantar um balanço, porem 70% dos custos é de motoristas agregados que não tem nfs, isto é não tem comprovação.

Minha duvida é: Como eu poderia elaborar este Balanço, caso os colegas tem alguma sugestão ou se possível um modelo onde eu posso me direcionar?

Abraços

J alencar

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 13:18

Jose Alencar de Novais Chaves

Ao meu ver, você pode fazer recibos da empresa repassando verbas aos motoristas para custo da entrega, onde irá conter os valores, finalidade da verba (alimentação, combustível, pousada, dentre outros..) sendo necessária assinatura dos mesmos, seria viável também se fosse tivesse um contrato dos serviços prestados pelo caminhoneiro onde os valores seriam repassados por meio de recibos e/ou depósitos.

NBC T 2 – Da Escrituração Contábil

NBC T 2.2 – Da Documentação Contábil

2.2.1 – A Documentação Contábil compreende todos os documentos, livros, papéis, registros e outras peças, que apoiam ou compõem a escrituração contábil.

2.2.1.1 – Documento contábil, estrito-senso, é aquele que comprova os atos e fatos que originam lançamento (s) na escrituração contábil da Entidade.

2.2.2 – A Documentação Contábil é hábil, quando revestida das características intrínsecas ou extrínsecas essenciais, definidas na legislação, na técnica-contábil ou aceitas pelos "usos e costumes".

2.2.3 – A Documentação Contábil pode ser de origem interna quando gerada na própria Entidade, ou externa quando proveniente de terceiros.

2.2.4 – A Entidade é obrigada a manter em boa ordem a documentação contábil.

Outra questão:
Como é feito a contratação dos serviços destes motoristas? RPA? São empregados da empresa?

Espero ter ajudado.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: