x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.918

diferença no balancete por causa do banco

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 09:02

ola pessoal bom dia... olha eu estou com uma duvida, uma empresa fechou 2007 sem saldo de banco, não existia a conta banco para ela e 2007. Porém a empresa agora precisa de um balancete e mandou os saldos de banco (extrato). Lancei o saldo do dia 1 de janeiro lá no manutenção de saldos, ou seja, lancei direto... Agora está dando diferença no balancete... o que devo fazer para que feche sem diferença? Preciso desse balancete para as 10 da manhã no máximo e só falta isso... agradeço quem puder me ajudar... obrigada!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 09:17

Seria certo eu apagar o saldo inicial que eu lancei na mão mesmo e em 1º de janeiro de 2008 fazer um lançamento de saque (no caso), para q as contas não tenham diferença?
Desde já obrigada!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 09:54

Bom dia, Gisele

Você implantou o saldo bancário em qual mês?

Se você fez isto em Janeiro/2007, todos os meses de 2007 terão esta diferença. Lembre-se de que todo débito corresponde a um crédito e vice-versa. A sua diferença está nisto: você implantou um saldo (bancário) e não relacionou este saldo com outra conta (contrapartida).

Caso você faça um lançamento de "saque" desta conta em Janeiro/2008, a mesma diferença perdurará. É necessário corrigir o saldo errado desde a sua origem.

Nestas circunstâncias, caso você queira cadastrar o saldo na rotina de implantação de saldos, o mesmo valor deverá ser diminuído da conta "Resultado do Balanço de Abertura" (caso a empresa tenha esta conta no PL).

O melhor, em vez de implantação manual, seria fazer um lançamento debitando banco e creditando alguma conta do patrimônio líquido. (lucros suspensos, resultado do balanço de abertura, ou lá criando uma conta chamada "ajuste de exercícios anteriores").

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 10:24

Olá Ricardo, obrigada por sua breve resposta... eu fiz assim: lá direto no manutenção de saldos eu lancei direto o valor e exatamente o que vc falou... não dei contrapartida... porém o que eu fiz: apaguei o saldo inicial (esse sem contrapartida) e fiz o saque em janeiro, aí não deu diferença. Porém, vendo o que vc respondeu, pensei no lançamento direto ao ajuste de exercicios anteriores... não existe essa conta no meu plano de contas, então criarei essa conta. No entanto, quando do encerramento do ano de 2008, esse valores irão influir no patrimonio liquido? Desde ja agradeço...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 10:42

Gisele:

Se o problema de seus balancetes era justamente o saldo bancário (pela implantação sem contrapartida), realmente ao tirar este saldo que "nasceu espontaneamente", a diferença também será eliminada.

Observe que em Janeiro foi feito o saque. Debitou caixa e creditou o quê? Todo lançamento precisa de uma contrapartida.

Método das partidas dobradas: "Todo débito corresponde a um crédito e vice-versa", enquanto o débito corresponde à aplicação de recursos, o crédito condiz à origem destes recursos.

Quanto a influência do ajuste no patrimônio líquido, é simples: Se o saldo bancário implantado for positivo (classificável no AC), o PL aumentará; com saldo bancário negativo (classificável no PC), o PL diminuirá.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 14:30

Boa tarde...

É no mínimo "admirável" a facilidade com que se "resolve o problema".

"Lança" um saldo em janeiro de 2008, inventa-se um saque em 2008. apaga-se o saldo inicial sem contrapartida, ou qualquer coisa que o valha e... pronto! Balanço fechado e problema resolvido.

E onde fica a contabilização elaborada com base em fatos verídicos e documentos idôneos, ou (melhor perguntando) o que se faz com a responsabilidade do contador?

...

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 15:03

Os documentos que o "contador" assina, reflete em sua integridade, seu caráter.

Se este espelha em fatos verídicos e documentos idôneos, concluo que é um profissional idôneo.

Agora se ele "dá um jeitinho" aqui, "inventa um valorzinho acolá" concluimos o que? Será que o cliente tem sempre razão neste ponto de vista? Vale a pena correr o risco e manchar sua carreira?

Olho vivo contabilistas!!!

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Quarta-Feira | 25 junho 2008 | 09:53

Caros colegas do Fórum...
Bem, percebi que vcs ficaram um tanto "revoltados" com o que eu fiz... e eu Tb fiquei surpresa com a reação de vcs. Sempre que eu entro no fórum eu busco conselhos, incentivos... quando eu perguntei acima qual seria a influência do lançamento correto no Patrimônio Líquido significava que eu realmente estava buscando o melhor a fazer, o correto e não "dar um jeitinho aqui" ou "inventar um valorzinho acolá". Ontem, infelizmente, minha contadora chefe não estava presente para me dar uma orientação e eu tenho certeza que ela não proporia o que eu fiz. Foi um erro da minha parte até demonstrar o que eu fiz... não mantive esse lançamento. Se eu realmente não me importasse com a maneira correta de fazer não teria nem postado a pergunta, apenas feito e pronto. Infelizmente não domino a prática contábil e me admira ver consultores e membros do fórum que muito já me ajudaram responderem dessa maneira....Acho que meu questionamento entra exatamente na REGRA 9 do Fórum.... Foi um erro sim e peço desculpas por isso, porém acho que todos poderiam procurar estar mais "calmos" ao postar...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Quarta-Feira | 25 junho 2008 | 12:38

Por favor, vejam que eu procurei saber o certo ao citar o seguinte:
[code]apaguei o saldo inicial (esse sem contrapartida) e fiz o saque em janeiro, aí não deu diferença. Porém, vendo o que vc respondeu, pensei no lançamento direto ao ajuste de exercicios anteriores... não existe essa conta no meu plano de contas, então criarei essa conta. No entanto, quando do encerramento do ano de 2008, esse valores irão influir no patrimonio liquido? Desde ja agradeço...[code]

Acredito que vcs poderiam ter sido um tanto mais gentis ao comentar suas opiniões ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade