x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.591

Apropriação com conta do ativo

MARIA SANTANA DE OLIVEIRA SANTOS

Maria Santana de Oliveira Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 20:08

Boa noite

Estou pr cisando da ajuda de vcs caros colegas

Trabalho em uma empresa na contabilidade , o contador que estava antes não fez uma apropriação de uma dívida com um fornecedor que foi parcelada em 2011. Hj a diretora da empresa mim indagou porque esse valor não foi apropriado para que não tivesse efeito nos valores do balanço que vem fechando negativo , todo pagamento dessa divida foi feito direto da despesa.

A minha dúvida é a seguinte:

Ele poderia ter apropriado esse valor debitando uma conta do ativo e creditado o fornecedor, se sim, qual seria essa conta do ativo, Ou só poderia ser apropriado debitando a despesa e creditando o fornecedor.

qual seria a forma que não prejudicaria o resultado do balanço.

quem puder mim esclarecer , pq segunda- feira vou participar de uma reunião para explicar e essa questão e confesso estou meio perdida.

Maria santana

Édipo Moreira

Édipo Moreira

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 22:01

Boa noite Maria Santana,

Ao que dá a entender através das informações que você passou, é que esta dívida com o fornecedor foi parcelada mas sem pagamento completo até o dia de hoje, correto?

Caso seja esta a situação, devemos lembrar que obrigações perante terceiros devem ser registradas no Passivo. No seu caso, inclusive, por ser um longo período, há que se analisar o ciclo operacional da empresa, pois há a possibilidade de ser registrado no Passivo Não Circulante. Portanto, o saldo deve ser mantido no Passivo e ser baixado de acordo com o pagamento do parcelamento.

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 23:25

Maria,

o que o contador anterior poderia ter feito era ter lançado na conta de ajustes de exercicios anteriores, e ter creditado em fornecedores cfe nosso colega Edipo comentou.....

ficaria assim:

d- ajustes de exercicios anteriores
c- fornecedores

sem mais

Gilmar J. Mendes

Gilmar Jesus Mendes
Édipo Moreira

Édipo Moreira

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 12:23

Maria, como o nosso colega Gilmar Mendes disse, você não pode utilizar as contas de despesas, para não ferir o Princípio da Competência. Portanto, deve utilizar a conta de Ajustes de Exercícios Anteriores.
Ficando assim:
D Ajustes de Exercícios Anteriores (Pat. Líquido)
C Fornecedores

E para o pagamento:
D Fornecedores
C Caixa

Lembrando que é interessante você discriminar nos históricos, que é referente a um evento passado que não foi contabilizado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: