x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 4.732

Elaboração Livro de Inventário

Leandro Candido da Silva

Leandro Candido da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Controller
há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 10:00

Amigos, bom dia!

Recebi um novo cliente, Simples Nacional, aqui no meu escritório e preciso elaborar livro de Registro de Inventário em 31/12/2013 e 31/12/2014.
A empresa não possuia nenhum controle de estoque e o antigo contador também nunca fez o livro de registro desta empresa. A única informação que o cliente me passou foi as planilhas em excell relacionada as notas de Compras e as Notas de Vendas. Com estas informações, eu consigo elaborar o Livro de Registro de Inventário em 31/12/13 e 31/12/2014?

Obrigado pela atenção.

Leandro Candido

"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.
Salmos 37:5"
Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 10:08

Bom dia Sr. Leandro Candido da Silva, tudo bem?

Essa planilha de Excel apresenta quais tipos de informações? Ela é confiável/fidedigna?

O livro de inventário deve conter quais as mercadorias que estão presentes no estoque da empresa, por isso a necessidade de saber realmente o que entrou e saiu do estoque. Se torna impossível a elaboração desse livro, quando estão ausente informações que especificam as mercadorias, quantidade, unidade, valor e etc.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 10:08

Bom dia Leandro,

isso não é algo totalmente adequado se de fazer, pois a informação tem que estar pronta em tempo hábil, mas partindo do princípio que precisa-se resolver a questão e que a única informação que você possuí são essas de compra e venda em planilha do Excel, você terá que fazer com base nela, pois caso contrario não será possível.

E agora você já deixa o seu cliente informado de que ele terá que controlar o estoque e fazer tudo adequadamente em tempo oportuno, para que não aconteça essa situação novamente.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Leandro Candido da Silva

Leandro Candido da Silva

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 10:25

Bom dia!

Prieiramnete obrigado pela atençaõ Felipe e Geórgia.

Nesta planilha consta as seguintes informações:

Planilha de Compras:
Número da Nota Fiscal de entrada; Fornecedor; Valor total da Nota; Data de Emissão; e Valor de cada ítem da Nota Fiscal.

Planilha de Vendas:
Número da Nota Fiscal, valor da venda por produto, data de emissão e o valor total da Nota Fiscal.

De fato, como a Geórgia menciou, não é a forma mais adequada mas preciso resolver a situação.

Agradeço muito a ajuda de todos.

Leandro Candido

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 10:40

Leandro Candido da Silva.

Então, com essas informações tem como fazer o livro de inventário 2014. Porém deve-se levar em conta também o livro de inventário dos anos anteriores, se houver, pelo fato de ser possível alguma mercadoria adquirida em 2013 não ter sido vendida ainda.

Att.
Felipe R.

- Provérbio inglês.
Leandro Candido da Silva

Leandro Candido da Silva

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 10:49

Olá Felipe,

Na realidade possuo a planilha de compra e de venda dos anos de 2013 e 2014. A empresa foi constituida em Fevereiro de 2013 e passou a ter movimento de compra e venda a partir de Abril de 2013.
Nesta planilha que o cliente me passou, esta separada por cada mes do ano (2013 / 2014).

Leandro Candido

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 12:35

Leandro Candido da Silva,

Correto.
Ao meu ver, na sua situação, existem dois meios de escriturar livro de inventário. Primeiro baseando-se nas notas fiscais de entrada e saída de mercadoria e segundo contagem física. Porém a segunda nem sempre é confiável, pois sabemos que a maioria das empresas vende sem nota fiscal.

Att.
Felipe R.

- Provérbio inglês.
Leandro Candido da Silva

Leandro Candido da Silva

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 12:59

Boa tarde Felipe,

Legal. Vou ter que partir para o plano "A", elaborar o livro de inventário 2013/2014 por meio da planilha do meu cliente (Notas Fiscais de Entrada e Saída). Mais uma dúvida: No caso eu preciso entregar o livro na data de 31 de Dezembro de cada ano. Pois muito bem, para tanto vou ter que fazer mês a mês até chegar em 31 de Dezembro? Pergunto isto, pois é a primeira vez que estou fazendo e me parece diversas dúvidas.

Agradeço pela atenção

Leandro Candido

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 13:16

Boa tarde Sr. Leandro Candido da Silva.

Vou te explicar como eu faço e creio que te dará uma luz, sobre como se escritura o Livro de Registro de Inventário, já no processamento de dados.
Todo mês os clientes geram o Sintegra, declaração essa que serve para informar o fisco estadual, das movimentações de mercadorias entre outros.
Pois bem, essa declaração é gerada a partir do Software na empresa, que é alimentado com informações das mercadorias contidas notas fiscais de entrada e saída. Esse Software consegue controlar o estoque de mercadorias de acordo com as operações que lançam nele.
No final do ano, peço que eles gerem a partir desse Software, um relatório que me mostre quais as mercadorias ainda estão no estoque.
Esse relatório eu importo para meu sistema e gero o Livro de Registro de Inventário.

Espero que tenha ajudado.

Att.
Felipe R.

- Provérbio inglês.
Leandro Candido da Silva

Leandro Candido da Silva

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 14:03

Olá Felipe, boa tarde!
tudo bem?

Enfim terminei os lançamentos do meu cliente, e agora vou gerar o relatório em 31/12/2013. Por se tratar fechamento em 31/12, acredito eu que dará apenas uma folha. Este relatório em 31/12 precisa ser assinado pelo contabilista e sócio? Precisa ser encadernado esta única folha?

Mais uma vez agradeço pela ajuda e pela atenção.

Leandro Candido

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade