Gabriela
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde amigos!
Estou começando hoje minha atividades como contadora (nunca assinei nenhum balanço antes) de 03 empresas. Uma delas é Lucro Real, outra Lucro Presumido e outro Simples Nacional. As três são prestadoras de serviços com CNAE 87.12-3-00.
Atualmente quem faz a contabilidade é um escritório, que não sabe ainda que estou assumindo. Toda a parte de Dpto. Pessoal já é interna aqui na empresa.
Utilizaremos o mesmo sistema que o DP. Na contabilidade serei eu como contadora e mais uma moça. O movimento da empresa não é muito grande.
Os colegas poderiam me ajudar? Confesso que estou meio perdida e não sei bem por onde começar.
Por exemplo, o que devo pedir pro escritório nessa fase de transição?
Onde devo consultar quais as obrigações que cada empresa está sujeita? Tenho receio de deixar passar alguma data de imposto ou declaração.
Em relação aos Sped também estou confusa. Sei apenas que optantes pelo simples estão dispensados.
Pesquisei algumas coisas no google, mas me confundi ainda mais.
Outra coisa que gostaria de uma sugestão, este primeiro trimestre de 2015 já foi fechado no escritório. Eu vou ter que refazer tudo? Minha preocupação é pelo fato de eu não ter essas informações no sistema. No caso do Sped Contábil eu precisaria de tudo no sistema para entrega do arquivo em 2016?
Se puderem me dar um norte, ficarei imensamente agradecida!