x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.618

Roubo de funcionário em espécie

CARLA NERY

Carla Nery

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 maio 2015 | 11:04

Bom dia colegas.

A poucos dias descobrimos roubo de uma funcionária do caixa de uma clínica.

Paciente fez exame, pagou, funcionária não registrou entrada no caixa e não emitiu NF. Paciente retornou a clínica solicitando NF, tivemos que emitir, com isso apareceram mais casos de desvio do dinheiro.
Lançamento contábil correto:
D - caixa **** C - vendas de serviço a vista

Como seria o lançamento contábil nesta situação, sendo que, não houve a entrada no caixa (roubado pela funcionária), e quanto aos impostos relativos a essa NF deverão ser recolhidos?

Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 maio 2015 | 12:54

Boa tarde Carla,

Houve a perda pelo não recebimento da receita. Nessa caso, entendo que o lançamento transita somente pelo resultado. Segue lançamento:

D- Perdas em Virtude de Desfalque, Furto ou Roubo (CR)
C- vendas de serviço a vista (CR)

Contabilmente, essa operação dá efeito zero, por se tratar de uma conta de despesas e outra de receitas; Porém, economicamente há a perda pelo não recebimento e ainda a obrigação de recolher os impostos devidos pela emissão da Nota Fiscal.

Se algum outro colega tiver opinião diferente, gentileza expor.


Obrigado

Att.,

Flávio

Hélio Imamura

Hélio Imamura

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 10:23

Mas para que seja dedutível tais despesas tem que tomar todas as providências cabíveis, tanto administrativas como policial, ou seja, registrar Boletim de Ocorrências para a devida comprovação do fato, caso contrário serão indedutíveis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade