x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.393

lançamento do Ativo Imobilizado em atraso

EDMAR MORENO

Edmar Moreno

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 17:38

Boa tarde, Tenho um cliente Lucro Presumido que nunca me apresentou documentos de aquisição de bens,(terrenos,imóveis), e o caixa esta muito alto.Posso transferir a conta caixa, deixando valor real (caixa) e contrapartida a conta (-) capital a integralizar, pois assim que eu ter em mãos os valores do ativo imobilizado faço os lançamentos correto?

Marcos Jory

Marcos Jory

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 20:23

Edmar,
É um ajuste forçado que não está na literatura contábil.
Com o lançamento em conta redutora a integralizar, a conta do capital social subscrito poderá ficar negativo ou descoberto.
Para acertar o imobilizado aplique o ICPC-10 em contrapartida de Ajuste de Avaliação Patrimonial no PL.

Caixa alto pode ser configurado omissão de receita que só se acerta com oferecimento a tributação.
Você está ajudando seu cliente se colocando em risco.

Abraço,

Marcos Jory
Contador - BH/MG

EDMAR MORENO

Edmar Moreno

há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 09:02

Marcos,obrigado pela ajuda
Vou explicar melhor
em 31/12/2014 saldo em caixa R$ 10.000.000,00
meu objetivo seria deixar o caixa no valor real em 31/12/2014 em R$ 1.000,00.
faria um lançamento D-(alguma conta do PL) (-)capital social a integralizar e C- caixa.
em 2015 eu lançaria os imóveis, D-imoveis C-(-) capital social a integralizar,acertando o ativo imobilizado.

Marcos, me perdoe a minha falta de conhecimento, mas não entendi o porque Caixa alto pode ser configurado omissão de receita.

Muito obrigado pela sua contribuição.

Marcos Jory

Marcos Jory

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 10:37

Edmar,

A conta de Capital a integralizar é decorrente da constituição da empresa previsto no contrato social.
Aumento do capital Social é decorrente da Reserva de lucros.
Da forma como planeja estará contrariando as NBC´s que tratam das formalidades da Escrituração Contábil nos registros de 'históricos contábeis".

Como seu objetivo é corrigir uma contabilidade irregular ligados a fatos pretéritos utilize a conta de ajustes de exercícios anteriores como subterfúgio. Diga-se de passagem, também não foi criada para esta finalidade. É como se fizesse um novo balanço de abertura, entende?

Com relação à presunção de omissão de receita, dê uma lida no Art. 281 RIR/99.
Efetuar pagamento a fornecedor e não fazer o registro deste pagamento é um dos casos de elevação de saldo de caixa.

Abraço,

Marcos Jory
Contador - BH/MG

EDMAR MORENO

Edmar Moreno

há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 11:33

Ok, Marcos acho que vou utilizar essa conta de Ajustes de exercícios futuros em 31/12/2014,para baixar o caixa, e assim que os documentos estiverem prontos agora em 2015, registro os bens Imoveis utilizando essa conta de ajustes como contrapartida.

Mais uma vez muito obrigado pela contribuição,

Abraço,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade