Paulo Henrique de Castro Ferreira,
O problema da aplicação sobre o aviltamento é que os CRCs, meio que tiram o "corpo fora" disso.
Discordo de sua afirmação, pelo menos em parte.
Com relação ao aviltamento dos
honorários, o CRC está "de mãos atadas". O órgão não pode (e nem deve) alterar o mercado. O CRC criou regras para a definição do valor do valor do honorário a ser cobrado, onde cada profissional deverá levar em conta, por exemplo, "
a relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade do serviço a executar; o tempo que será consumido para a realização do trabalho; o local em que o serviço será prestado".
Não dá, por exemplo, para afirmar que o honorário a ser cobrado em minha cidade seja o mesmo que o honorário a ser cobrado na cidade vizinha, considerando a diferença do mercado, por exemplo (na cidade vizinha o "giro de dinheiro" é maior que na minha, por exemplo).
Então são vários fatores que influenciam na determinação do valor do honorário contábil.
O que não pode, é o
contador oferecer o mesmo serviço por um preço menor, desleal.
O que precisa ser mudado é a forma de agir do profissionais. É necessário uma valorização dos próprios contadores.
Se nem o próprio contador está valorizando o seu serviço, porque o cliente irá???
O que cabe ao CRC (aqui sim eu acho que deve haver uma atuação mais intensiva do CRC) é selecionar o profissional. Esta é uma das funçõs do CRC (ou pelo menos deveria ser).
Se o profissional não respeita o Código de Ética da sua profissão, porque ele irá respeitar a legislação tributária, por exemplo. Então, na minha opinião, o CRC nõ deveria permitir que este profissional exerça a profissão.
Se o contador não tem a capacidade técnica de exercer a profissão, então não deveria exercer.
Sabemos de vários casos de "profissionais" que estão concorrendo conosco que sequer sabem fazer um fechamento de balanço.
Coitado destes se não fossem os programas (Softwares) de
contabilidade para fazer o encerramento da contabilidade para eles.
É justo este tipo de profissional concorrer conosco, que estamos constantemente buscando aprimorar nosso conhecimento??
Já tive que lidar com concorrência onde o "profissional" concorrente mais barato nem sabe o que é
Livro Caixa. ..
A culpa do CFC/CRC não está no valor cobrado, mas sim em quem está cobrando.
Para mim, deve haver uma constante análise de cada profissional, para saber se realmente o mesmo tem condições ou não de exercer a profissão.
Se isto ocorrer, é claro e certo que seremos valorizados por nós mesmos e por nossos clientes.