x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 850

Custeio por absorção

Alexandra

Alexandra

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 21:50

Boa noite pessoal,

Sou nova no fórum e gostaria que vocês me tirassem uma dúvida sobre custeio por absorção.
Posso considerar uma empresa que simplesmente faz alocação dos seus custos diretos, e adiciona aos seus produtos uma porcentagem fixa para cobrir seus custos indiretos pode ser considerada como uma organização que faz uso do custeio por absorção ? Ou seu sistema de custos é indefinido ?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 07:45

Alexandra, bom dia!

Para iniciarmos esse debate primeiro vamos entender as formas de custeios:

Absorção - O principal objetivo desse sistema é ratear todos os elementos(fixos e variáveis) em cada fase do processo de produção de determinado produto ou mix de produtos. Nesse sistema, um custo é absorvido quando de sua atribuição a um produto ou unidade de produção, logo, cada unidade ou produto recebe sua parcela no custo até que o valor aplicado seja totalmente absorvido pelo Custo dos Produtos Vendidos ou pelos Estoques Finais

Variável ou como é conhecido: Custeio Direto - Nesse sistema, apenas os custos variáveis incorridos são considerados como custos de produção do período (CPP), para tal sistema, os custos fixos simplesmente pelo fato de existirem ainda que não haja produção, tecnicamente seriam considerados como despesas tendo sua apuração lançada direta no resultado do período, desse modo, o Custo dos Produtos Vendidos e os Estoques Finais de Produtos em Elaboração e Produtos Acabados só conterão custos variáveis.

Então, cabe você contactar seu contador de custos para sanar essa questão.

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade