Flavio Almeida
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBoa tarde,
É correto começar uma depreciação no mes seguinte?
Por exemplo, um bem adquirido em 13/05/2015, posso começar sua depreciação no mes subsequente (junho/2015)?
Obrigado					
respostas 4
acessos 11.771
Flavio Almeida
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBoa tarde,
É correto começar uma depreciação no mes seguinte?
Por exemplo, um bem adquirido em 13/05/2015, posso começar sua depreciação no mes subsequente (junho/2015)?
Obrigado					
Jonathan
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde!
Entendo que nesse caso não deve ser depreciado no mês de junho e sim no mês de maio.
Geralmente a orientação que nós utilizamos é que para os bens adquiridos até o dia 15 deprecia dentro do mesmo mês. Para as compras efetuadas do 16 em diante, deprecia-se no mês seguinte.
Abraço.					
Maurício T.
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Estou de acordo com o Jonathan .
 
				Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerBoa tarde Fabio Villar!
A Depreciação de um bem inicia-se quando começa o seu uso efetivamente.
Se você adquiriu o bem dia 15 de maio e imediatamente começou a utiliza-lo, então você deverá iniciar a depreciação no dia 15/05, onde no mes de maio a depreciação será apenas parcial, sendo cheia nos meses subsequentes até quando no ultimo mês da depreciaçao, a mesma também será parcial. (Exemplo Móveis - 120 meses.. em Maio 2015 será de apenas 15 dias de depreciação e Maio de 2025 também será parcial).
Sds  					
 
				Danilo Poleza Kolczycki
Prata DIVISÃO 3 , Perito(a)Segue o Item 55 do CPC 27 -Ativo Imobilizado
55.    A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído  em  um  grupo  de  ativos  classificado  como  mantido  para  venda  de  acordo  com  o Pronunciamento  Técnico  CPC  31  –Ativo-Não  Circulante  Mantido  para  Venda  e  Operação Descontinuada) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que  o  ativo  esteja  totalmente  depreciado.  No  entanto,  de  acordo  com  os  métodos  de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção. 					
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade