x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.355

Extratos Bancários

ROBERTA COSTA

Roberta Costa

Bronze DIVISÃO 5 , Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 16:26

Boa Tarde!

Colegas tenho uma dúvida quanto aos extratos bancários que são enviados para a contabilidade.

Gostaria de saber se existe um modelo específico de extrato bancário a ser enviado ao escritório de contabilidade ou se pode ser aquele pego na boca do caixa mesmo, pois tive uma coordenadora que dizia que só servia se fosse em papel A 4 mas nunca me explicou o porquê.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 16:46

Boa tarde Roberta!

O problema do extrato da boca do caixa é que ele "some" com o tempo.. aí você poderia tirar uma cópia do mesmo para que os dados fiquem ilesos.
Também sua coordenadora pode não aceitar esse tipo de extrato e com uma certa razão, porque mesmo com a cópia, os dados do extrato sumindo, numa eventual fiscalização digamos, daqui a 5 anos, pode ser que o Fiscal não aceite tal cópia.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Luis Antonio Oliveira Batista

Luis Antonio Oliveira Batista

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 16:51

Roberta,

É capricho de sua coordenadora.

O que importa é a confiabilidade dos dados. Eles estando intactos....

O que acontece muito, são auditorias, que quando tentam confirmar saldos contábeis com o banco, pedem documento enviado pelo banco.

Mas para o dia a dia, extrato de internet, de caixa eletrônico e o próprio extrato enviado pelo banco são documentos hábeis para fazer conciliações.

Luis Batista
Consultor, Contador, Auditor
Criador dos sites:
https://www.empregocontabilidade.com
https://www.comocontabilizar.com.br

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3 , Perito(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 23:31

Quando eu trabalhava com auditoria, funcionava como foi dito pelo Luís. Antes de verificarmos as contas de bancos, enviávamos uma Carta de Circularização para os bancos, pedindo um extrato com a data "x".
Para conciliação eu trabalharia com a forma que sua coordenadora disse. É melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Tendo o documento impresso em papel A4, você estará segura que aquelas informações estarão intactas pelos próximos 5 anos.

Abraços

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade