Boa tarde Suzany!
Isso infelizmente é corriqueiro no meio empresarial, pagamentos de outras empresas e até pessoais tirando de uma empresa para outra.
Na hora que o Fisco pegar ele e dizer que são tudo a mesma empresa, aí ele vai vai ver o que é bom, pois o ferro será grande.
Em primeiro lugar, faça um documento, que ELE assine, explicando o que está acontecendo e a forma correta de agir (cada empresa pagar suas contas), sob pena de ser autuado, porque está havendo confusão patrimonial e isso acarretará sérios problemas com o fisco.
Em segundo lugar, a contabilização disso poderá ser feito da seguinte forma:
Pela empresa que está pagando:
D - Mutuo com Empresa A
C - Caixa Bancos
Aí você soma TUDO o que foi pago, separando por empresas que receberam o dindin e efetua o lançamento.
Tendo os valores SEPARADOS, voce faz um contrato de mútuo entre as empresas (tem diversos modelos na internet), informando o valor total emprestado e colocando um prazo para vencimento (exemplo 3 anos), e informando os juros que incidirão (exemplo: 3% ao ano). Depois disso você tem que calcular e recolher DARF referente o IOF que tem que recolher.
Na empresa que recebeu o pagamento:
D - Caixa/Bancos
C - Mutuo com Empresa B
Sds
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