x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.187

Empresa paga despesas de outra PJ

suzany

Suzany

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 18:39

Boa noite.

Estou com uma dúvida enorme, tem uma empresa do Lucro Real que estou fazendo o contábil, o empresário tem outros supermercados que não são filiais, o mesmo faz o pagamentos da primeira empresa pelos bancos das demais, sei que não é o correto, já explicamos inúmeras vezes ao cliente, mas ele não ouve. Gostaria de saber como fazer a contabilização?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sábado | 30 maio 2015 | 12:54

Boa tarde Suzany!

Isso infelizmente é corriqueiro no meio empresarial, pagamentos de outras empresas e até pessoais tirando de uma empresa para outra.
Na hora que o Fisco pegar ele e dizer que são tudo a mesma empresa, aí ele vai vai ver o que é bom, pois o ferro será grande.
Em primeiro lugar, faça um documento, que ELE assine, explicando o que está acontecendo e a forma correta de agir (cada empresa pagar suas contas), sob pena de ser autuado, porque está havendo confusão patrimonial e isso acarretará sérios problemas com o fisco.

Em segundo lugar, a contabilização disso poderá ser feito da seguinte forma:

Pela empresa que está pagando:
D - Mutuo com Empresa A
C - Caixa Bancos
Aí você soma TUDO o que foi pago, separando por empresas que receberam o dindin e efetua o lançamento.
Tendo os valores SEPARADOS, voce faz um contrato de mútuo entre as empresas (tem diversos modelos na internet), informando o valor total emprestado e colocando um prazo para vencimento (exemplo 3 anos), e informando os juros que incidirão (exemplo: 3% ao ano). Depois disso você tem que calcular e recolher DARF referente o IOF que tem que recolher.

Na empresa que recebeu o pagamento:
D - Caixa/Bancos
C - Mutuo com Empresa B

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 09:52

bom dia Suzany!

Só complementando, a empresa que tomou o empréstimo, TEM QUE PAGAR NA DATA QUE VENCE O CONTRATO, mediante comprovação bancária, caso contrário o Fisco pode glosar todos os lançamentos.

sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade