x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 7.397

Empresa lucro real -Corretora de seguros

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 7 julho 2008 | 17:39

Boa tarde, Susana

Uma empresa tributada pelo Lucro Real, independente do ramo de atividade, deve contabilmente preencher no mínimo os seguintes livros contábeis: Diário e Razão; mediante tal regime de tributação, seria também necessário o preenchimento do LALUR.

Ademais, caberia o preenchimento das declarações corriqueiras: RAIS, DIPJ, CAGED, DCTF, GFIP, etc.

Persistindo dúvidas, volte a postar.

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
SUSANA BATISTA DOS SANTOS

Susana Batista dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 17 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 08:53

Olá Bom dia, Ricardo

Bom na verdade o q eu presciso é de uma base legal q fale das particularidades de uma empresa de Corretora de Seguros, pois eu sei q uma empresa de Seguros é como uma Financeira tem q ser empregue mensalmente e tem um Plano de Contas Específico e eu ñ consigo encontrar esta Base Legal q fale a respeito. Será q vc poderia me ajudar???

Desde Já agradeço,

Susana

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 09:37

Bom dia, Susana

Preciso apenas de um esclarecimento seu:

A empresa de seguros (sic), seria:

a) Uma Cia. de Seguros (seguradora)?

ou

b) Uma empresa de corretagem de seguros (empresas que representam as seguradoras, "vendendo" seguros)?

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 10:51

Susana:

Visto que sua pergunta é genérica e superficial, seria necessário aqui postar inúmeras vezes para tentar a esclarecer adequadamente, e provavelmente as respostas nunca seriam conclusivas.

Sugiro que consulte este site e atentamente observe as diretrizes gerais.

Assim que você absorver este conteúdo e mesmo assim restarem dúvidas específicas, volte a questionar, posto que não faltarão freqüentantes dispostos a auxiliar.

Como diz nosso amigo Cláudio Rufino:
"bons estudos..."

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática
Kely Gonçalves

Kely Gonçalves

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 18:52

Estou elaborando um Plano de Contas para uma Corretora de Seguros e me surgiu uma dúvida. Como expor o elenco de contas no nível de Receitas?
Sabendo que a corretora recebe apenas comissão sobre o negócio fechado, então devo escriturar o valor total do seguro ou só o valor da comissão?
Eu entendería melhor se alguém expusesse um exemplo, podendo usar estes valores simbólicos: Seguro 40.000,00; Comissão da corretora 6.000,00.
Ainda, se achar interessante me explicar sobre a escrituração do IR retido ou dos impostos a pagar, ficarei grata.

Detalhe:
Esta empresa ainda está decidindo pelos dois regimes tributários: Presumido e Real. Provavelmente: Presumido.

No aguardo
Kely Gonçalves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies