x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.688

CONTABILIZAÇÃO

JOSE ARCANJO PEREIRA

Jose Arcanjo Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2006 | 10:10

por favor, queria uma orientação, uma empresa foi constituida em 1997, havendo compras, vendas e despesas, até a data de hoje não houve nem um processo de contabilização(diário, razão, balancetes etc..),e ao mesmo tempo todas as despesas foram extraviadas, qual seria a maneira mais prática de se iniciar a partir de agora todo o processo de contabilização, como tem que ser feito os levantamentos e suas contas especificas.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2006 | 17:46

Boa tarde José

No link abaixo você terá a solução indicada pela legislação para casos em que a empresa esteve inativa ou que está mudando de tributação (Lucro Presumido para Lucro Real) por exemplo.


https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=1373


Atente para o fato de que se existiu movimentação normal (compras, vendas etc.) durante este tempo todo, a solução apontada não é a correta, posto que a emprese tema obrigação de reconhecer a movimentação e recolher os impostos devidos. Vale dizer que o fato de não ter contabilidade torna-se "mera desculpa" e a sonegação explicitada no fato é considerada crime contra a ordem tributária.

Não se pode (em hipótese alguma) movimentar uma empresa com a prática normal do comércio durante anos em completa clandestinidade e depois, elaborar um Balanço de Abertura pretendendo com isto a isenção da responsabilidade pelo pagamento dos impostos (tributos e contribuições) devidos.

É aconselhável (portanto) que os proprietários da empresa em questão estejam cientes do risco fiscal que estão envolvidos pelo não reconhecimento das receitas e conseqüente pagamento dos impostos devidos até então. Haja vista que a atitude correta (repetimos) é refazer a contabilidade com uso dos documentos existentes e em obediência a legislação municipal, estadual e federal, que possuem previsão de procedimentos para casos similares.

PS:- As considerações acima exposstas paartem do princípio de que não havendo contabilização não deve ter havido os cálculoss e consequentes pagamentos dos impostos.

Elabore um Contrato de prestação de Serviços Contábeis nos moldes dos disponibilizados pelo CRC de seu estado, onde fique clara sua responsabilidade no tocante a data de inicio desta. Proponha o refazimento da contabilidade e.... boa sorte!

Se ainda assim restarem dúvidas, conte com a gente

antonio ramos bezerra neto

Antonio Ramos Bezerra Neto

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2006 | 10:09

Bom dia, gostaria de saber como proceder no levantamento de balanço de uma empresa a qual, no ano de 1977 foi pedida sua falência, por um erro de um banco multinacional. Após este fato, a empresa realmente ficou em situação difícil e entrou em juízo contra o mesmo. Alguns anos após, devido a um motivo de força maior todo seu material contabil foi extraviado e enquanto o processo rolava na justiça não se providenciou nenhuma regularização da contabilidade. O processo finalmente está no seu final, sendo a empresa vencedora em todas as instâncias. A pergunta é: como proceder ao balanço patrimonial da empresa, levando em consideração que a justiça atualizou o capital social até 1997, porém não existe nenhum ativo na empresa. E em relação as ações(ordinarias, nominativas, etc...), como classificá-las? Muito obrigado pela atenção. Aguardo uma orientação, pois confesso que estou um pouco perdido neste caso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.