x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 955

NORYAN KRAUSS DE SOUZA

Noryan Krauss de Souza

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 15:53

Bom Dia Pessoal!

Estou estudando como fazer colocar em pratica o cpc 20, custo de emprestimos.

então gostaria de saber um exemplo de lançamento para esse cpc.

achei um problema sobre esse tema, mas não sei como lançar,
se alguem poder passar a resolução desse ou algum outro.

Alca é uma empresa que produz e comercializa presunto cru. O presunto cru comercializado por Alca apresenta alta qualidade resultante do longo processo de maturação (3 anos). Em 1 de janeiro de 2009. Alca apresenta um estoque de presunto cru de R$ 1 milhão. Alca incorre em diversos empréstimos genéricos com uma taxa média ponderada de 8% a.a. Alca gostaria de saber o valor contábil deste estoque em 31 de dezembro de 2009, 2010 e 2011. Segundo CPC 20 – Custo de empréstimos, estoques que levam necessariamente um período substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendido, como o presunto cru, representa um ativo qualificável. Assim deve ser reconhecido um custo de empréstimo da taxa média ponderada sobre o saldo contábil médio do estoque, incluindo os custos de empréstimos previamente contabilizados.
Valor contábil do estoque Taxa média 8%
Valor do estoque 1.000.000,00 R$ 80.000,00
dez/09 R$ 1.080.000,00
dez/10 R$ 1.166.400,00
dez/11 R$ 1.259.712,00

Desde de já agradeço.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 16:44

Noryan, tudo bem?

Este problema é uma situação real ou didática?