x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 955

NORYAN KRAUSS DE SOUZA

Noryan Krauss de Souza

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 15:53

Bom Dia Pessoal!

Estou estudando como fazer colocar em pratica o cpc 20, custo de emprestimos.

então gostaria de saber um exemplo de lançamento para esse cpc.

achei um problema sobre esse tema, mas não sei como lançar,
se alguem poder passar a resolução desse ou algum outro.

Alca é uma empresa que produz e comercializa presunto cru. O presunto cru comercializado por Alca apresenta alta qualidade resultante do longo processo de maturação (3 anos). Em 1 de janeiro de 2009. Alca apresenta um estoque de presunto cru de R$ 1 milhão. Alca incorre em diversos empréstimos genéricos com uma taxa média ponderada de 8% a.a. Alca gostaria de saber o valor contábil deste estoque em 31 de dezembro de 2009, 2010 e 2011. Segundo CPC 20 – Custo de empréstimos, estoques que levam necessariamente um período substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendido, como o presunto cru, representa um ativo qualificável. Assim deve ser reconhecido um custo de empréstimo da taxa média ponderada sobre o saldo contábil médio do estoque, incluindo os custos de empréstimos previamente contabilizados.
Valor contábil do estoque Taxa média 8%
Valor do estoque 1.000.000,00 R$ 80.000,00
dez/09 R$ 1.080.000,00
dez/10 R$ 1.166.400,00
dez/11 R$ 1.259.712,00

Desde de já agradeço.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 16:44

Noryan, tudo bem?

Este problema é uma situação real ou didática?

Se for uma situação real, sugiro reavaliar a adoção do CPC 20, pois embora você tenha grifado que um "Ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos.", eu grifo que "A entidade não é requerida a aplicar este Pronunciamento aos custos de empréstimos diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de estoques que são manufaturados ou de outro modo produzidos, em larga escala e em bases repetitivas."

Portanto, mesmo que o presunto leve 3 anos para atingir o seu período de maturação, certamente este presunto é produzido em larga escala e de forma repetitiva. Então na minha opinião, não há CPC 20 neste caso.

Agora se for didático e seu professor quer a memória de cálculo (mesmo que não me pareça viável) então esta taxa média deve aplicada sobre os montantes dos custos incorridos e não sobre o saldo (que dependendo até pode dar na mesma).

Você vai debitar produtos em processos e creditar a conta de despesa onde foi lançada os juros, variações cambiais e demais despesas permitidas pelo CPC 20.

Outra alternativa é criar uma conta redutora no grupo do resultado financeiro com o nome de "(-) CPC 20 Custo dos Empréstimos".

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade