x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 749

JUCELINO FERREIRA

Jucelino Ferreira

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 9 julho 2008 | 10:58

Pessoal bom dia.

Tenho alguma dificuldade na apuração por lucro real , que é a seguinte: Optei em fazer apuração trimestral de uma empresa, ocorre que no primeiro trimestre ocorreu um prejuizo em torno de 4.000,00, e no segundo trimestre um lucro de aproximadamente 8.000,00, minhas dúvidas são as seguintes:

a) Como fazer a contabilização do prejuizo no primeiro trimestre da CSLL e IRPJ,
b) Com relação ao prejuizo ocorrido no primeiro trimestre, poderei compensar na sua totalidade ou em 1/3.
c) No caso da compensação como irei demonstrar na DIPJ, em que Ficha e linha?

Desde já agradeço a ajuda.
Tenho uma planilha muito boa de apuração por estimativa mensal, quem quiser é só me enviar um e-mail.

Jucelino

André Controller

André Controller

Prata DIVISÃO 2 , Controller
há 16 anos Quarta-Feira | 9 julho 2008 | 14:47

Boa tarde.

Veja abaixo:

a) Como fazer a contabilização do prejuizo no primeiro trimestre da CSLL e IRPJ,
Resposta: Lançar no PL, subconta resultado do período.

b) Com relação ao prejuizo ocorrido no primeiro trimestre, poderei compensar na sua totalidade ou em 1/3.
Resposta: É possível a compesação de 30% do lucro do trimeste, com o prejuízo apurado no trimestre anterior.

c) No caso da compensação como irei demonstrar na DIPJ, em que Ficha e linha?
Resposta:
Ficha 09A, linha 55

AMS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade