x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 50.494

Contabilização de compra de pneus para caminhôes em uma empr

ELOISE BARRETO

Eloise Barreto

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 11:43

Bom dia!

Estou lançando o movimento contábil de uma empresa que vende Materiais de Construção e sempre compra pneus para seus caminhões, e estou em dúvida sobre a classificação contábil que devo utilizar, pois em média cada pneu custa mais de R$ 1.500,00. Qual o lançamento correto? D - Material de Uso e Consumo/Despesas com veículos ou devo lançar no Ativo Imobilizado?

Eloise
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 13:55

Eloise,

Você pode contabilizar estes pneus em uma conta do estoque, como Peças e Equipamentos de Reposição, por exemplo.

Você só pode lançar no imobilizado se você baixar o valor do pneu anterior. Caso contrário estaria aumentando o valor do imobilizado e isto não é permitido pelo CPC 27 para gastos com manutenção de veículos.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 17:06

Boa tarde, participantes do debate

De acordo com as regras vigentes, os pneus de um veículo, isoladamente, não podem fazer parte do imobilizado porque fora do veículo eles não se movem sozinhos, e um veículo sem pneus não pode mover-se; portanto, estas peças são de manutenção rotineira do bem e são imobilizados somente os componentes que aumentarem a vida útil do objeto, como, por exemplo, a retífica de um motor; somente nesta ocorrência é que uma parte seria retirada do imobilizado e outra reposta.

Concordo com a opinião de Maurício Töller, pois como o pneu está estocado, o mesmo deve ser controlado no grupo de "Almoxarifado", na conta analítica de "peças de reposição".

Neste contexto, discordo da opinião de Alex Henrique, pois, a aludida peça de reposição só poderia ser registrada nas contas de resultado a partir do momento em que ela for efetivamente instalada no veículo.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
ELOISE BARRETO

Eloise Barreto

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 junho 2015 | 09:56

Prezados Maurício Töller, Alex Henrique e Ricardo C. Gimenez, Bom dia!

Muitíssimo obrigada pela colaboração de vocês para o entendimento da minha dúvida!

Ricardo C. Gimenez e quando eu tiver que dar a baixa do pneu? porque dificilmente o cliente informará quando o pneu foi ou será inutilizado.

Saudações

Eloise
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 09:28

Bom dia, Eloise Barreto

Ricardo C. Gimenez e quando eu tiver que dar a baixa do pneu? porque dificilmente o cliente informará quando o pneu foi ou será inutilizado.

Considerando que os conceitos contábeis foram devidamente esclarecidos nas postagens anteriores, recomendo-lhe entrar em contato com a empresa e solicitar que periodicamente lhe informem a posição do estoque do almoxarifado, pois um serviço contábil de qualidade só pode ser realizado quando empresa e escritório afinam a comunicação.

Abraços

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade