Lucas Trentin Zandoná
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia Caros colegas de Profissão,
Crio este tópico com uma dúvida após uma palestra de um Auditor da RFB no estado do Mato Grosso que disse o seguinte:
"Para cada evento na folha de pagamento, deverá ser criado um lançamento contábil"
Ou seja, com maior explicação, que não se pode gerar o Livro G (Geral) se a escrituração possuir algum tipo de resumo. Para cada evento, hora extra, hora falta, hora 100%, adicionais, gratificação, bonificação e tudo mais que se tem na Folha de Pagamento, é feito um lançamento, este para cada funcionário.
Como a prática contábil não é essa, pois demanda de tempo elevadíssimo para sua conclusão, foi informado por ele que deveríamos ter um livro auxiliar, contendo essas informações para serem anexados na ECD.
Fui procurar na ITG-1000 ( www.cosif.com.br ) e na NBC-ITG-2000 ( www.cosif.com.br ) informações para me basear sobre essas afirmações e não consegui encontrar nada muito concreto que me dissesse o que DEVO ou NÃO DEVO fazer a respeito disso.
Então parto para os colegas de atividade, qual é o entendimento entre vocês ?
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.