x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.057

Despesas de Combustíveis em nome do Posto

MARCIO SANDRI

Marcio Sandri

Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico Informática
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 12:11

Bom dia

Trabalho com Sistema de Postos de Combustíveis, e uma dúvida que eu tenho, e até hoje, não consegui uma resposta plausível quanto a uma questão.

O dono do posto de combustível, abastece o seu veículo em nome do Posto. No final do Mês ele manda esses cupons para a contabilidade para gerar como despesas.O posto é baseado no Lucro Real. Só que o contador informou que para que seja despesa, o cfop do cupom não pode ser 5.656 e sim com cfop de USO E CONSUMO. Como resolver essa situação, sendo que na venda o sistema já gera se for Combustível o cfop 5.656 como "VENDA DE COMBUSTÍVEL OU LUBRIFICANTE ADQUIRIDO OU RECEBIDO DE TERCEIROS DESTINADO A CONSUMIDOR OU USUÁRIO FINAL". Conversei com alguns contadores e uns não souberam me informar, e outros informaram uma situação que teria que ter contrato entre o veiculo do proprierario e o posto, pra poder ser uma despesa, e tambem outra situação que quando vende esse produto no cupom ele gera um imposto, e pra lançar como despesa nao geraria. Eu fiquei com uma duvida nesse sentido e preciso de um embasamento pra poder explicar pra programação da empresa do sistema que trabalho e também para o cliente de qual procedimento devo fazer.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 13:52

Marcio

De fato, se o posto fez uma venda, mesmo que para o sócio, sobre ela incidirá imposto

O contrato que seu contador deve estar falando é algum tipo de contrato de aluguel, pois se o veículo estiver alugado para a empresa, ela pode reembolsar o sócio pelos gastos que foram tidos, pois a empresa estaria gastando com um bem em sua posse, podendo assim incluir isso em suas despesas sem ferir a lei.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 15:04

Marcio, pelo que estou notando, o problema esta mais no contabil do que no fiscal.
No fiscal o cupom sai com a cfop normal de venda. foi uma venda nao importa pra quem.
O dono do posto paga o seu abastecimento como cliente normal.
no final do periodo estes cupons serao lançados na contabilidade como uso consumo e ressarcindo o dono do posto.
pereira.

Guilherme Belchior

Guilherme Belchior

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2016 | 18:50

Estou com um problema parecido, na questão fiscal fiz tudo de acordo, porém na contabilização fiquei com dúvida em relação a receita gerada pelo cupom fiscal. Gostaria de saber o que é feito com esta receita gerada pelo cupom fiscal a nível de imposto federal, já que faço a nota no final do mês referente aos cupons emitidos para consumo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade