x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 7.535

Contabilização de Elevadores no andamento de uma obra

Douglas Cordeiro de Souza

Douglas Cordeiro de Souza

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 15:22

Boa-tarde,

Prezados, estou contabilizando mensalmente a obra de um edifício que está em andamento aqui na minha empresa. Estou incluindo todos os gastos desembolsados com as operações em prol da obra (material civil, mão de obra, serviços, taxas legais, projetos etc.) conforme parâmetros do CPC 27.

Porém, estou com uma dúvida referente aos gastos com o elevador do edifício, fiz uma pesquisa e identifiquei que a vida útil deste ativo está entre 5 a 10 anos, e claramente será substituído antes do final da vida útil do edifício (25 anos conforme taxa de 4% a.a. estabelecida pela S.R.F., porém, nossa contabilidade utiliza 60 anos 1,6% a.a.), quando for incluir esse elevador devo dar entrada como máquinas e equipamentos e deprecia-lo durante 10 anos a taxa de 10% a.a. ou embuti-lo no custo total do edifício para registro na conta de Prédios e Obras Civis do ativo não circulante imobilizado?

Att.
Douglas

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 15:59

Douglas,

Nada impede dos elevadores terem uma vida útil diferente do restante do prédio, ainda mais quando o custo deste "equipamento" tem um valor relevante no conjunto da obra. Isto é possível sim.

Faça a leitura dos itens 43 a 49 deste CPC para melhor entendimento.

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade