Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 410

Reconhecimento de imóveis da arrendadora no ativo da arrend

Douglas Cordeiro de Souza

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 14:58

Boa-tarde,

Minha empresa é arrendatária de 30 imóveis aonde realiza as operações e gera os resultados mensais, o contrato de arrendamento ocorre da seguinte forma:

É firmado um Acordo Operacional entre minha empresa e os proprietários desses 30 imóveis , por um prazo médio de 15 a 20 anos cada acordo, o contrato funciona da seguinte maneira: o arrendador (terceiro) sede o direito de uso do imóvel e dos bens móveis existentes dentro dele para realização das operações da empresa arrendatária (minha empresa) que se compromete em restituir os bens móveis e o imóvel no caso da não-renovação do Acordo Operacional ao vencimento do prazo, a arrendatária paga como contrapartida uma porcentagem do resultado líquido mensal.

Minha dúvida é referente ao reconhecimento desses imóveis dos arrendadores no ativo imobilizado da minha empresa (arrendatária), já que nós usufruímos dos benefícios econômicos, riscos e controle desses bens, e conforme o CPC 27, deveríamos reconhecer como ativo imobilizado? mesmo não possuindo a propriedade nem agora nem no futuro conforme contrato?

Se puderem me apontar um caminho agradeço muito!

Atte.
Douglas

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 15:34

Mauricio,

Na verdade acredito que o arrendamento mercantil é operacional e não financeiro, pois, minha empresa não possuirá a propriedade dos ativos nem agora nem no futuro, então veja se concorda comigo: por exemplo se reconhecermos R$ 1.000.000,00 derivado de ativos de terceiros no nosso Ativo Imobilizado, estaríamos criando uma Ativo Imobilizado ilusório já que não possuímos a propriedade desses bens? o dinheiro que entra com os resultados desse arrendamento é creditado em qual conta do Ativo?

Obrigado

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 16:31

Douglas,

Por favor, mantenha a discussão naquele tópico, assim facilia a pesquisa de novos usuários.

Lá também consta definição sobre o leasing operacional, está tudo explicado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade