Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 814

Imobilizado, CPC 27, item 59

Amanda Félix

Amanda Félix

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 10:52

Olá, estava lendo o item 59 do CPC 27 que diz assim:

"Se o custo do terreno incluir custos de desmontagem, remoção e restauração do
local, essa porção do valor contábil do terreno é depreciada durante o período de
benefícios obtidos ao incorrer nesses custos. Em alguns casos, o próprio terreno
pode ter vida útil limitada, sendo depreciado de modo a refletir os benefícios a
serem dele retirados. "

Mas eu não consegui entender, gostaria que alguém exemplificasse esse caso, porque eu não consigo imaginar como isso funciona realmente.

Desde já, eu agradeço!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 11:42

Bom dia Amanda, tudo bem?

Para lhe ajudar a interpretar o item 59, sugiro a leitura do item 58:

"Terrenos e edifícios são ativos separáveis e são contabilizados separadamente, mesmo quando sejam adquiridos conjuntamente. Com algumas exceções, como as pedreiras e os locais usados como aterro, os terrenos têm vida útil ilimitada e, portanto, não são depreciados. Os edifícios têm vida útil limitada e, por isso, são ativos depreciáveis. O aumento de valor de um terreno no qual um edifício esteja construído não afeta o valor contábil do edifício."

Sempre ouvimos dizer que terrenos não sofrem depreciações, mas como podemos ver no item 58, isto não é regra. Imagine um aterro, onde 100% do terreno está tomado pelo lixo. Não há mais condições de alocar lixo neste local. Antes a empresa obtinha receita através do recebimento e acomodação do lixo, e agora com o aterro "lotado" estes fluxos de caixa cessaram. Portanto, para a empresa poder continuar a sua operação, ela deverá retirar todo o lixo e restaurar o local para receber "novos lixos" por um período determinado de tempo. Todos os custos incorridos para deixar o terreno nas condições ideais de operação são ativados ao custo do imobilizado. Este período determinado será a vida útil do aterro, e portanto, tendo vida útil, tem taxa de depreciação. E este será um ciclo que vai se repetir quantas vezes forem possíveis.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade