x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 693

Envio SEFIP/GFIP

Leonaldo Pereira

Leonaldo Pereira

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 08:34

Olá, tenho uma dúvida.

Uma pessoa que tenha conhecimentos na área contábil (mas que não seja formada nem em um curso técnico, nem curso superior) e que tenha o certificado digital pode prestar o serviço de preenchimento e envio da SEFIP/GFIP? O meu questionamento é: essa seria uma atividade privativa do profissional da contabilidade? Se sim, há embasamento legal?

Leonaldo Pereira

Leonaldo Pereira

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 08:54

Entendi. A dúvida é: nesse manual que me enviou tem um item que fala sobre o responsável pelo envio. Transcrevo: "O responsável pode ser um contador, uma empresa de contabilidade, ou o próprio empregador/contribuinte".

Se o próprio empregador, sem conhecimento contábil pode ser o responsável pelo envio, poderia também uma pessoa que não é contadora mas que possui o conhecimento necessário ser responsável e realizar o preenchimento e envio da SEFIP/GFIP?

Obrigado pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.