x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 69.937

contabilização de antecipação de cartão de crédito

LETICIA FERREIRA GUSTAVO

Leticia Ferreira Gustavo

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 9 anos Sábado | 27 junho 2015 | 08:53

olá pessoal...
estou com uma dúvida de como contabilizar as antecipações de cartão que vem no banco.
para contabilizar as vendas a cartão faço da seguinte maneira:
Nas vendas não separo vendas a cartão, sendo que lanço tudo a vista depois faço uma transferência do que foi vendido a cartão para o meu caixa (cartão de crédito (ativo) / caixa) e faço os recebimentos no banco (banco / cartão de crédito (ativo)).
Mais só que estou com uma empresa que está recebendo antecipações no banco das vendas á cartão e não estou sabendo como contabilizar, sendo que tem antecipação no crédito e no débito, as que vem no crédito estou lançando com recebimento normal de cartão (banco/conta do cartão no ativo) mais não sei o que fazer com as que vem debitando no banco. se alguém puder me esclarecer como lançar, qual conta devo criar para fazer esse lançamento.

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sábado | 27 junho 2015 | 10:28

bom dia,

Leticia Ferreira Gustavo

Acredito que da forma como você está fazendo o processo da contabilização das vendas torna inviável a contabilização dos fatos, principalmente
pelas diversas operadoras que a empresa deve possuir e pela cobrança das taxas e encargos financeiros sobre esse tipo de operação.
relacionei abaixo o processo de contabilização que utilizamos em alguns de nosso clientes que são supermercados.

Geralmente o sistema de gestão utilizado pelo cliente possui relatórios que demonstram os montantes efetuados de venda em cada operação.

Pela Venda A Vista:

D - Caixa
C - Receita de vendas

Pela Venda A cartão de Crédito Visa:
D - Finalizadora VISA (essa conta ficará no plano de contas em posição semelhante a conta Clientes)
D - Receita de vendas R$ 100,00

Pelo Recebimento normal da Venda a Cartão:

D - Banco 90,00
D - Comissões de Operadoras de cartão de crédito 10,00
C - Finalizadora VISA 100,00

Pela Antecipação da Venda

D - Banco R$ 85,00
D - Encargos Financeiros R$ 5,00
D - Comissões de Operadoras de Cartão de crédito R$ 10,00
C - Finalizador VISA R$ 100,00

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade