x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.669

Iniciando a contabilidade de um comércio varejista

marcelo lima

Marcelo Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 09:54

Prezados colegas, bom dia.
Começarei agora a me dedicar em um negócio próprio, porem com muito pouca prática.
Estou reiniciando minhas atividades de contador.
Inicialmente, montei uma micro empresa inscrita no Simples Nacional.
É um comércio varejista de suplementos e artigos esportivos.
Já estou de posse do alvará desde comércio e solicitei os talões de notas fiscais.
Amigos, minha dúvida é: o que mais eu terei que fazer além de emitir notas e calcular o Simples?
O Icms é calculado a parte?
Quais são as obrigações acessórias além da declaração anual do Simples Nacional?
Quais são os livros obrigatórios para esse ramo?
Eu nunca trabalhei com "comércio", o que está dificultando e muito a minha situação, porém vou persistir até pegar a prática.
Desde já, agradeço imensamente a paciência dos amigos em compartilhar comigo as experiências do ramo.
Marcelo.

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 14:04

Marcelo,

Boa tarde meu caro. É bem tranquilo, apenas observo que deve-se manter escrituração contábil mediante responsabilidade e código de ética, seguindo devidamente os princípios e normas.

Amigos, minha dúvida é: o que mais eu terei que fazer além de emitir notas e calcular o Simples?

Você deverá atentar aos seguintes setores: Fiscal, Dep. Pessoal e Contábil. E deles desenvolver as atividades específicas diretamente nesta empresa.

O Icms é calculado a parte?

O ICMS é incluso na guia do Simples DAS.

Quais são as obrigações acessórias além da declaração anual do Simples Nacional?

Algumas obrigações estatais você terá de consultar a SEFAZ de seu estado, no mais segue: clique aqui

Quais são os livros obrigatórios para esse ramo?

Segue link resposta anterior.

Espero ter ajudado.
Att,
Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade