Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 912

Dúvida sobre Lucros/Prejuízos Acumulados

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 16 julho 2008 | 09:26

Caros colegas do Fórum,
Bom dia

Gostaria de uma orientação: No programa onde faço a contabilidade das empresas a conta RESULTADO DO PERÍODO é transferida para o exercício seguinte. Acredito que seja um erro do programa.
Gostaria de saber: eu posso fazer uma transferência dos valores de Resultado do Período (Lucro ou Prejuízo) para as contas Lucros/Prejuízos Acumulados em Exercícios Anteriores? Como seria esse lançamento? Qual seria a data?
No caso de não ser possível esse lançamento, qual o procedimento a ser tomado?
(Lembrando que os Lucros apurados no final dos Exercícios não foram distribuídos entre os sócios...)

Obrigada

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 16 julho 2008 | 09:33

Ah, sim, com a Nova Lei das S.A. não existe mais Lucros Acumulados, porém minha contadora informou que existem algumas divergências com a Lei Tributária e a Lei Comercial (O Fisco não permite adistribuição de lucros em empresas que devem impostos). E como a normatização ainda está em andamento, estou utilizando a conta Lucros Acumulados.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 16 julho 2008 | 09:49

Bom dia, Gisele

Conforme estamos debatendo neste tópico, percebemos que a conta "Lucros Acumulados" não foi banida, e sim, a mesma adquiriu características de conta transitória, isto é, a mesma sempre será zerada. Sendo assim, resultados apurados não mais se acumularão, e sim, o que não for pago (ou distribuído), o que não for para compensação de prejuízos e o que não for para reservas (estatutárias, legais, etc.) deverá ir para uma conta de reservas.

Além do mais, segundo a Lei das S/A, o exercício só termina em 31/12. Até lá os resultados mensais de sua empresa tendem a variar.

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade