Heloisa Alves Bertão
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde a todos,
Efetuei algumas pesquisas no fórum contábeis e internet a fora, mas ainda não estou conseguindo entender ou interpretar as informações e preciso de ajuda.
Uma empresa optante pelo Lucro Real adquiriu um veículo através de um contrato de Leasing Financeiro onde consta as seguintes informações:
Valor do Bem: R$ 20.000,00
Valor Residual Garantido: R$ 10.000,20
Valor Juros: R$ 2221,00
Inicio: 29/04/2015
Que será paga em 60 parcelas, onde o valor da parcela é de R$ 370,35 e o valor da parcela residual R$ 166,67 (Debitados no banco separadamente).
Pelo que pesquisei devo fazer os seguintes lançamentos, me corrijam se eu estiver errada:
D- Veículo (Imobilizado)
C- Financiamento - Leasing (Curto Prazo) R$ 7.000,00
C- Financiamento - Leasing (Longo Prazo) R$ 13.000,00
D- Encargos a apropriar (Curto Prazo)
D- Encargos a apropriar (Longo Prazo)
C- Financiamento - Leasing (Curto Prazo) R$ 4.277,42
C- Financiamento - Leasing (Longo Prazo) R$ 7.943,78
Pagamento
D- Financiamento - Leasing
C- Banco R$ 537,02
D- Despesas Financeiras
C- Encargos a apropriar R$ 203,69
Além das dúvidas nos lançamentos, tenho as seguintes perguntas:
O valor que estou utilizando como despesa financeira está correta, além do valor de juros a ser pago eu devo realmente incluir o valor residual garantido?
A depreciação desse veículo será dedutível da base de calculo do IR?
E o valor da Despesas Financeiras também é dedutível?
Desde já agradeço pela ajuda.