Thiago Augusto Mathias
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde.
Uma empresa optante pelo Lucro Presumido precisa da apuração do Balanço Patrimonial até o dia 15/06/2015 por motivo de falecimento da esposa do sócio para fim de Inventário (não entrei em detalhes para saber exatamente qual o fim, por ser assunto particular). Os lançamentos contábeis dessa empresa são feitos mensalmente, sempre no último dia do mês. Até aí, tudo certo, verifiquei as despesas, as receitas e os pagamentos que foram feitos até o dia 15 de junho e apresentei o Balancete de Verificação.
Porém, o sócio perguntou se eu posso fazer o fechamento do Balanço Patrimonial (zeramento das receitas e despesas) no dia 15/06 para ficar claro o Resultado até essa data.
Minha dúvida é exatamente essa. Posso fazer o Fechamento do Balanço Patrimonial com data do dia 15 de Junho? Isso é permitido?
Outra dúvida quanto a contabilização da Folha de Pagamentos. Fiz os lançamentos dos salários proporcionalmente até 15/06. O Pró-labore dos sócios também teria que ser rateado proporcionalmente? (a empresa paga o Pró-Labore sempre no último dia do mês de referência e não no 5º dia útil do mês seguinte).
Se alguém puder me ajudar, fico agradecido.