x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 3.882

Aumento de Capital Social po bens móveis

João Alves Argolo Neto

João Alves Argolo Neto

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 10:11

Exato Rodrigo.

Aempresa já tem umas lanchas em seu nome, já está contabilizada no ativo dela e os sócios querem aumentar seu
Capital Social com essas lanchas.

Só que surgiu essa dúvida, pois aumentado esse capital, no meu entender eles estariam se apropriando do bem da empresa, pois aumentariam suas quotas com um bem que não é deles, e sim da empresa.

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 10:37

Caro

João Alves Argolo Neto

se as Lanchas estão lançadas na contabilidade acredito que estão lançadas como IMOBILIZADO dessa forma não há como registrar esses Bens como CAPITAL SOCIAL, visto que o CAPITAL SOCIAL na verdade refere-se à valores entregues pelo(s) sócio(s) no momento da constituição da empresa e/ou durante existência da empresa.
o Ideal seria entender o motivo de os sócios necessitarem desse aumento de Capital Social para que os colegas possam pensar em uma solução para o problema.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

Renan Bernardes Paes

Renan Bernardes Paes

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 10:52

Bom, eu vi um caso que a Sociedade integralizou como capital a Reservas de Lucro. Acho que as quotas que aumentariam sobre o capital seriam divididas entre os sócios proporcionalmente as quotas que possuem atualmente.

Estaria certo?
Fico no aguardo de alguém que tenha conhecimento sobre esse fato.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 13:20

João

Os sócios pagaram por estas lanchas com dinheiro deles ou da empresa?

Att

Bem questionado Rodrigo. Esta discussão me parece um pouco confusa mesmo, ainda não ficou claro isto para mim.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 14:57

João

Então não há a menor possibilidade de integralização de capital com essas lanchas, pois o capital não estaria sendo "aumentado" uma vez que o capital que já estava na empresa em dinheiro, foi convertido nessas lanchas. Seria o mesmo que integralizar o capital da empresa e depois pegar esse mesmo dinheiro para fazer um aumento de capital, eu estaria contabilizando o mesmo dinheiro duas vezes.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade