x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 15.119

Representação de valores negativos

Luiz Nilo

Luiz Nilo

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 10:00

Pessoal bom dia

Sou Contador e trabalho em uma empresa desenvolvedora de sistemas e um cliente me falou que um auditor do SEFAZ condenou um relatório de Livro Caixa por representar o valor de saldo negativo entre parenteses (1,00) em vez de traço menos -1,00, não lembro de haver nenhuma norma ou exigência neste sentido.

Alguém tira a minha dúvida por favor

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 10:52

Bom dia Luiz, tudo bem?

Pra mim isso é novidade e sinceramente achei abusivo. Existem coisas que ficaram convencionadas e só porque não há uma normativa não significa que estejam erradas. Todos as demonstrações contábeis em jornais e na CVM apresentam os valores negativos entre parêntesis.

Em se tratando de livro caixa, diário, razão ou qualquer outro há sistemas que apresentam o crédito com as letras CR. E aí? Estaria errado também?

Das três, uma:

- Ou ele acordou com o pé esquerdo neste dia;
- Ou é um bitolado;
- Ou queria um $$$.

Recorra a um advogado.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 9 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 21:21

oi, não vejo problema indicar o saldo negativo entre parênteses, porém este fato chamou-me a atenção:
>> a conta"caixa" no mínimo pode ter saldo zero, mas nunca saldo negativo, pois esta representa a disponibilidade imediata em espécie física que a empresa\entidade possui; então não há como dispor no caixa a quantia, p. ex, de cem reais negativos.
logo, quando do fechamento diário do caixa contábil deve-se atentar p/esse detalhe:
>> saldo negativo no caixa pressupõe-se, ante ao fisco, sonegação de receita bem como sonegação tributária, o que implica em sansões aplicadas pelos fiscais da fazenda.

boa noite e ótima semana a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade