x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.020

Contabilização

CLAUDEMIR ANTONIO BROLIATTO

Claudemir Antonio Broliatto

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 21:30

Boa noite. Recebi a contabilidade de uma empresa vinda de um escritório de contabilidade. A empresa é tributada pelo lucro real. Existem diferenças expressivas nos estoques, conta clientes, fornecedores e empréstimo bancários. Alguém poderia me dar uma idéia de como ajustar essas diferenças?? Posso fazer algum tipo de reclassificação de contas???

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 09:13

Caro amigo Claudemir Antonio Broliatto, muito bom dia e muito obrigado por utilizar o Forum.

Não é tão simples assim, fazer um lançamento aqui um ali... e pronto... fechada a contabilida... lhe digo que a coisa vai muito mais além do que maquiar ajustes e etc.

Como você mesmo diz: "Existem diferenças expressivas nos estoques, conta clientes, fornecedores e empréstimo bancários"Não sei o que é expressivo para você quando se trata de valores, todavia, o ideal é fazer um levantamento em fim, uma varredura e se for o caso refazer a contabilidade, para solucionar tais expressivas diferenças que diga-se de passagem não devem figurar na contabilidade.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
CLAUDEMIR ANTONIO BROLIATTO

Claudemir Antonio Broliatto

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 15:42

Caros obrigado pela preciosa ajuda. Recebi a empresa fechada até dia 31/01/2008, porém está de assutar. Quando falo em diferenças expressivas sito como exemplo a conta estoques: no fechamento de janeiro/08 consta estoque de uns 300.00,00 quando o estoque real nesta data passava de 1.000.000,00. Acredito sinceramente que o contador anterior criava um estoque de forma a dar prejuízo todos os meses. Como eu deveria refazer a contabilidade??? Trata-se de uma empresa que tem um faturamento que ultrpassa R$ 1.000.000,00 mês e existe desde o ano de 1989 e como já disse é tributada pelo lucro real...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 16:17

Boa tarde Claudemir,

Considerando aquilo que o Claudio apropriadamente evidenciou, e também o fato de você estar se propondo a elaboração da contabilidade nos moldes geralmente aceitos, não lhe resta outra alternativa senão a de reunir-se com os interessados e expor-lhes o risco fiscal que incorrem.

Elabore uma projeção das consequèncias fiscais do reconhecimento dos estoques com base no inventário, diga-lhe da imperativa necessidade de corrigir o Balanço, das responsabilidades envolvidas e principalmente (repito) do risco fiscal.

Se a diretoria acatar suas orientações a despeito do ônus envolvido no processo de regularização, torne a postar suas dúvidas convicto de que o ajudaremos.

No entanto, se ainda assim a diretoria optar por continuar com a contabilidade nos moldes que esteve até então, coloque a documentação à sua disposição e provoque a rescisão do Contrato de Prestação de Serviços Contábeis pela impossibilidade de executá-los, certo de que fez "a coisa certa".

Empresas tributadas pelo Lucro Real, estão entre as priorizadas como empresas-alvo de fiscalização pela Receita Federal nos próximos anos. E mesmo que assim não fosse, estamos falando de sua credibilidade profissional.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade