Boa tarde Claudemir,
Considerando aquilo que o Claudio apropriadamente evidenciou, e também o fato de você estar se propondo a elaboração da contabilidade nos moldes geralmente aceitos, não lhe resta outra alternativa senão a de reunir-se com os interessados e expor-lhes o risco fiscal que incorrem.
Elabore uma projeção das consequèncias fiscais do reconhecimento dos estoques com base no inventário, diga-lhe da imperativa necessidade de corrigir o Balanço, das responsabilidades envolvidas e principalmente (repito) do risco fiscal.
Se a diretoria acatar suas orientações a despeito do ônus envolvido no processo de regularização, torne a postar suas dúvidas convicto de que o ajudaremos.
No entanto, se ainda assim a diretoria optar por continuar com a contabilidade nos moldes que esteve até então, coloque a documentação à sua disposição e provoque a rescisão do Contrato de Prestação de Serviços Contábeis pela impossibilidade de executá-los, certo de que fez "a coisa certa".
Empresas tributadas pelo Lucro Real, estão entre as priorizadas como empresas-alvo de fiscalização pela Receita Federal nos próximos anos. E mesmo que assim não fosse, estamos falando de sua credibilidade profissional.
...