x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 968

Lançamento Contábil de ICMS na Remessa Para Industrialização

Inaiá Cristina da Silva Paulo

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Financeiro
há 9 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 15:07

Caros,

Em uma operação Interestadual de "Industrialização Triangular" que envolvem laticínios, onde eu serei o Industrializador, como devo efetuar os lançamentos contábeis referente ao ICMS na entrada e no retorno deste material?

Inaiá Paulo

"A dúvida é o principio da sabedoria."
Aristóteles
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 15:26

Boa tarde Inaiá!

A Operação é uma Industrialização Triangular? Não entendi bem.. são 3 Industrias que fazem serviços para uma quarta empresa (encomendante)?

Ou é uma Operação Triangular, onde tem um Comprador, um Fornecedor e você como INDUSTRIALIZADORA (PRESTAÇÃO SERVIÇOS) para o comprador?

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Financeiro
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 09:23

Bom dia!

Eduardo Molinari a operação de "Industrialização Triangular" é quando o contribuinte encomendante remete insumos para o industrializador diretamente de seu fornecedor por sua conta e ordem.

Essa operação é caracterizada como "triangular", pois envolve, ao menos, três estabelecimentos na mesma operação, quais sejam:

Fornecedor;
Estabelecimento encomendante; e
Estabelecimento Industrializador.

Neste cenário, eu me enquadro como Estabelecimento Industrializador.

Minha dúvida é referente a quais contas devo utilizar para o Lançamento do ICMS que virá destacado na NF de Remessa para Industrialização do Encomendante, uma vez que a legislação determina que operações com laticínios não haverá suspensão do ICMS (Item I, Aenxo III, RICMS/MG ).

Inaiá Paulo

"A dúvida é o principio da sabedoria."
Aristóteles
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 09:02

Bom dia Inaiá Cristina da Silva Paulo,

Me esclarece umas coisas para ver se posso te auxiliar. Não sou de SP portanto não tenho conhecimento da legislação estadual dai.
Na nota de Remessa para Industrialização contas valor de ICMS, certo? Esse ICMS você pode aproveitar? Caso positivo pode ser utilizado a conta de ICMS a Recuperar mesmo.
Nas notas de Saídas/Retorno/Serviço de industrialização houver incidência de ICMS deverá ser utilizada a conta de ICMS a Recolher.
Se você achar necessário, pode ser criado subcontas dos ICMS a Recuperar/Recolher para identificar que vieram de operação de industrialização.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: