x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 841

3º Setor - Sindicato

Leticia

Leticia

Iniciante DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 15:43

Boa tarde, estamos trabalhando com um Sindicato do 3º setor, onde este dá aos sindicalizados o benefício do plano de saúde. E cobra uma porcentagem por este beneficio, o sindicalizado por sua vez deposita na conta do Sindicato os dois valores simultaneamente. Como vou realizar a escrituração destes valores?
Desde já agradeço.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 15:15

Leticia

Na contabilização você deve separar os valores do pagamento do plano de saúde e do valor da contribuição pelo serviço. A contabilização fica da seguinte forma:

1- Provisão do mês
D - Despesas c/ plano de saúde (despesa)
C - Plano de Saúde (passivo)

2 - No recebimento dos valores dos associados:
D - Caixa/Bancos
C - Plano de Saúde (receita)

3 - No pagamento do plano de saúde:
D - Plano de Saúde (passivo)
C - Caixa/Banco

No recebimento da contribuição dos associados:
D - Caixa/Bancos
C - Contribuição associados (receita)

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Leticia

Leticia

há 9 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 15:45

Clovis Igarashi, mesmo que a contribuição dos associados tenha uma porcentagem fixa, não devo fazer a provisão desta contribuição?
Pois quando a receita é mensal e tenho certeza de seu recebimento, devo provisiona esta, certo?

Leticia

Leticia

há 9 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 17:14

Clovis Igarashi
Você teria um modelo de plano de contas de uma sindicato, para que eu possa analisar e montar um para essa empresa?
Estou com algumas dúvidas ainda.
Mudando um pouco de assunto recentemente, participei de curso voltado para o 3º Setor, é correto que no meu plano de contas o ATIVO seja igual ao PASSIVO e a RECEITA igual a DESPESA?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade