Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.683

Ajuste de exercicios anteriores

Cristiano.

Cristiano.

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 17:47

boa tarde

tenho uma empresa do simples e preciso fazer um ajuste de lançamento.

essa empresa tem 3.584,55 de lucros acumulados, mas preciso ajustar 151.000,00. como faço para ajustar ?

Carlos Pires Pró Resultado

Carlos Pires Pró Resultado

Iniciante DIVISÃO 3 , Consultor(a) Negócios
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 17:58

Cristiano.

A unica forma de gerar lucros e através de receita, logo vc deve rever se existe receita suficiente para gerar tal lucro. Outra possibilidade é rever as distribuições, mas cuidado pois não existe magica na alteração de Fatos contábeis (por mais que a historia não diga isso)

Consultor de Resultados

Sócio Fundador da Pró Resultado Consultoria Empresarial

Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Controlaria e Auditoria

Cristiano.

Cristiano.

há 9 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 08:11

151.000,00 se refere a um emprestimo, nesso valor esta incluido tarifas juros e o capital emprestado.

obs: o caixa dessa empresa esta negativo.

preciso fazer esse ajuste mas o valor é maior do que o lucros acumulados. dae nao sei se eu posso lançar na conta de ajustes e transferir o saldo para lucros acumulados

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 08:20

Bom dia Cristiano, tudo bem?

Pelas informações que você passou, este ajuste pouco tem relação com a conta de Ajustes de Exercícios Anteriores.

Se o teu caixa está credor e você já identificou que o motivo da diferença é um empréstimo, então o lançamento correto é:

D - Caixa (AC)
C - Empréstimos (PC)

A conta de Ajustes de Exercícios Anteriores refere-se a despesas e receitas que não foram lançados no exercício social correto, em outras palavras, lançamentos que envolvam RESULTADO. O seu ajuste é apenas em contas PATRIMONIAIS.

Neste lançamento existe uma parcela de resultado referente a juros que você deverá recalcular, etc.

Abs!

Cristiano.

Cristiano.

há 9 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 15:02

Boa tarde.

Mauricio eu entendi o seu lançamento ali td ok. so q tenho entao um valor de 10.000,00 em juros para lançar como ajuste.

d- ajuste
c- emprestimo 10.000,00

dae

d- lucros acumulados
c- ajuste 10.000,00

obs: so q tenho um lucro acmulado de 3.584,55.

como q eu faço dae o lançamento se eu lançar ali para zerar o ajuste, vai fica com o saldo negativo no lucros acumulados de 10.000,00 - 3.584,55 = 6.415,45, que dae isso teria q ser como prejuizos acumulados.

não estou entendendo isso eu tenho um lucro acumulado mas preciso fazer um ajuste de exericios anteriores nun valor maior q tenho de lucros acumulado. como proceder nesses cassos?

Jefferson Fernandes

Jefferson Fernandes

Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 17:22

Cristiano.
Boa tarde!

Não sei se já resolveu a sua questão, veja se posso ajudar.

No patrimônio da empresa há um lucro acumulado no valor de: 3.584,55.

Você também tem um lançamento a fazer de um empréstimo que foi contraído no valor de: 151.000,00 incluindo juros.

Primeiramente, na operação de contabilização do empréstimo não irá incorrer lançamentos diretamente na conta de lucro acumulado, ou seja, eliminamos a primeira parte.
Vejo também que há uma dúvida quanto á contabilização do valor de 151.000,00 do empréstimo contraído.
Sugiro que incorra os seguintes lançamentos:
Reconhecendo o capital:
* D - Caixa
** D - Juros a apropriar
C - Empréstimos a pagar 151.000,00

Obs.:
* O valor a ser contabilizado no caixa, será o valor do Empréstimo deduzindo os Juros;
** A conta de Juros a apropriar, será uma conta redutora do passivo.

Jefferson Fernandes (31) 9503-5186
"Temo o dia em que a tecnologia ultrapasse a nossa interação humana,
e o mundo terá uma geração de idiotas" Albert Eintein

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade