Paulo Henrique de Castro Ferreira , bom dia!
Você confundiu PROUNI com FIES. O PROUNI oferece, para estudantes de baixa renda, bolsas de estudo integrais ou parciais, já o FIES é um programa, também do Ministério da Educação, que financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares.
No PROUNI as Instituicoes de Ensino entroca das bolsas integrais e parciais, recebem beneficio do governo, vejam a seguir:
Art. 2º A instituição privada de ensino superior, com fins lucrativos ou sem fins lucrativos não beneficente, que aderir ao Prouni nos termos do art. 5º da Lei nº 11.096, de 2005, ficará isenta, durante o período de vigência do termo de adesão, dos seguintes tributos:
I Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
II Contribuição para o PIS/Pasep;
III Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); e
IV Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).
§ 1º A isenção de que trata o de que trata o caput, em relação aos tributos previstos nos incisos III e IV, resultará em benefício sobre o lucro, e em relação aos tributos previstos nos incisos I e II, resultará em benefício sobre o valor da receita auferida, ambos decorrentes da realização de atividades de ensino superior, provenientes de cursos de graduação ou cursos sequenciais de formação específica.
§ 2º Para fins do disposto nos incisos III e IV do caput a instituição de ensino deverá apurar o lucro da exploração referente às atividades sobre as quais é aplicada a isenção, observado o disposto no art. 5º e na legislação do Imposto sobre a Renda.
Art. 3º A isenção de que trata o art. 2º será calculada na proporção da ocupação efetiva das bolsas devidas.
§ 1º No cálculo da proporção da ocupação efetiva referida no caput serão consideradas as bolsas integrais, parciais de 50% (cinquenta por cento) ou parciais de 25% (vinte e cinco por cento) do Prouni, excluídas as bolsas da própria instituição, referentes aos cursos de graduação ou sequenciais de formação específica, no período de apuração dos tributos.
Alguém poria explicar o entendimento pessoal sobre esses artigos citados acima.