x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 32.878

Reversão de provisões

IGOR FERNANDES

Igor Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 4 agosto 2015 | 10:19

Olá,
Meu nome é Igor e sou estudante de contabilidade. Estudando provisões encontrei uma dúvida que não consegui tirar procurando na internet. Vi em uma vídeo aula que a Reversão de uma Provisão seria uma receita, porém não entendi de onde vem esta receita já que despesas não podem se tornar receitas simplesmente com a reversão do registro contábil. Alguém pode me ajudar?
Desde já obrigado.

Att,
Igor Fernandes

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 4 agosto 2015 | 15:58

Olá Igor Fernandes,

Seguindo a lógica da coisa, a reversão da provisão se dá com a reversão do lançamento contábil que a criou. Ou seja, o que era despesa não pode se tornar receita simplesmente porque o lançamento contábil anterior foi revertido.

Segue um exemplo abaixo:

pela provisão
D - Férias (CR)
C - Provisão para Férias (PC)

No caso de precisar reverter essa provisão, a contrapartida será a mesma.

D - Provisão para Férias (PC)
C - Férias (CR)

Espero ter ajudado. E indico abaixo um outro tópico antigo onde já foi debatido essa questão pelos colegas do fórum.

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/27681/reversao-de-provisao/

Att.

Jonathan.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
IGOR FERNANDES

Igor Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 4 agosto 2015 | 16:48

Olá Jonathan,
A minha dúvida é no caso do pagamento. Suponhamos que eu tenha provisionado um valor na conta de Provisão de Férias e tenha que efetuar o pagamento das férias de um funcionário. Como seria esse registro?
Eu já li este tópico aberto, mas não consegui sanar minha dúvida. Espero que possa me ajudar.
Novamente obrigado.

Att,
Igor Fernandes

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 14:43

Olá Igor, me perdoe a demora. Mas segue abaixo esclarecimentos:

I - As férias que foram pagas referem-se ao mês seguinte, então esse pagamento líquido deve ser tratado como Adiantamento de Férias.

D - Adiantamento de Férias (AC)
C - Caixa/Banco (AC)

II - Quando tiver em mãos a Folha de Pgto desse trabalhador informando o gozo das suas férias, deverá ser lançado esse valor em Férias a Pagar.

D - Provisão para Férias (PC)
C - Férias a Pagar (PC)

III - Depois de efetuado esse lançamento, deverá ser feito a baixa do adiantamento com as férias.

D - Férias a Pagar (PC)
C - Adiantamento de Férias (AC)

Att.

Jonathan.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade