
Juliana Nakayama Silva
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadePor gentileza,
Uma empresa RPA tributada no Lucro Presumido possuem matriz e filial, a contabilidade é descentralizada, no entanto os impostos federais são centralizados e os impostos estaduais são descentralizados, porém no escritório fazemos apenas a contabilidade da filial, pois a da matriz é efetuada em outro escritório, sendo assim, gostaria de saber de que maneira eu devo proceder com os impostos federais a recolher gerados pelo sistema na filial, tais como Pis, Cofins, IRPJ e CSLL, lembrando que os mesmos são recolhidos e pagos pela matriz.
1. É correto abrir uma conta na filial no passivo com o nome "Matriz - Impostos Federais a Recolher", pois o valor da filial é recolhido e pago na matriz??
E consequentemente, devo debitar as contas Pis a Recolher, Cofins a Recolher, Provisão IRPJ e Provisão CSLL e creditar a conta "Matriz - Impostos Federais a Recolher"?
2. Qual deve ser o nome correto para a conta a ser aberta?
3. Caso não seja correto. de que maneira eu devo proceder?
Desde já muito obrigada pela atenção e colaboração.
Atenciosamente,
Juliana Nakayama Silva