x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 937

Contabilização - Faturamento não registrado em período anter

Viviane Rodrigues Lucena

Viviane Rodrigues Lucena

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 11:38

Bom dia, Colegas!

Estou com uma dúvida e já procurei, aqui no fórum, discussões sobre o assunto, mas não encontrei nada.
Por favor, vejam se conseguem me ajudar!

Estou com uma Nota fiscal referente à venda de Serviços (ou seja, faturamento) de uma empresa tributada pelo Lucro Real, porém esta nota é de 2012 e foi contabilizada na época, o pagamento dos tributos incidentes aconteceu, só que por falta de conciliação, o valor desta nota foi baixado, sendo registrada como recebida. No entanto, o recebimento não aconteceu de fato e estaremos recebendo este valor no próximos dias, ou seja, em 2015. Eu preciso contabilizar esta nota para justificar essa entrada de recurso.
Minha pergunta é: Qual seria a classificação desta receita, já que não posso classificar como Receita Operacional? Pois assim, a empresa pagaria novamente os tributos incidentes?

Agradeço Antecipadamente!

Viviane Lucena

Um passo à frente e você já não será o mesmo!

JOÃO PAULO DA SILVA ALVES
Articulista

João Paulo da Silva Alves

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 12:46

Desculpa mas os impostos ja foram pago o recebimento que foi feito erradamente, logo, os tributos estão corretos.

O que você tem que fazer e um ajuste na contabilidade estornando o valor recebido em 2012 e lançado o mesmo agora no mês de agosto. lembrando que ambos lacamentos tem que ser feito no mês de agosto.

att,
joao

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 12:56

oi, precisa fazer a conciliação a fim de descobrir como essa nota foi baixada, p. ex.

>> supomos que esta nota fiscal tenha sido baixada contra a conta "caixa", e caso a conta "caixa" tenha saldo suficiente, contabilizar

data: 02/02/2015
d - nome do cliente [ativo circulante\clientes]
c - caixa [caixa e equivalentes de caixa (antigo "disponível")]
valor referente estorno do lançamento de número xxx de xx/xx/2012, conforme livro diário de número xxx, registrado na junta comercial.. (ou no cartório de registro de títulos e documentos...) sob número xxx em xx/xx/2013.
$$$

dt. 11/08/2015
d - banco c/c. [caixa e equivalentes de caixa]
c - nome do cliente [idem acima]
valor referente nosso recebimento nota fiscal de número xxx emitida xx/xx/2012.
$$$

>> a correção acima irá modificar o saldo do "caixa" que por sua vez terá reflexo na "demonstração do fluxo de caixa", por conseguinte deverá ser justificado em "notas explicativas" findo exercício de 2015.

boa tarde e ótimo trabalho!

Viviane Rodrigues Lucena

Viviane Rodrigues Lucena

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 13:50

Joao Paulo,

sim, os tributos estão corretos. O problema é o seguinte, esta nota é contabilizada da seguinte forma: D- CLIENTE (ATIVO) / C- SERVIÇOS PRESTADOS (RECEITA OPERACIONAL).
Visto que os valores classificados como receita operacional são base para o IR e CSLL, então eu não posso estornar e voltar a lançar essa notas na conta de receita operacionais. Poderia sim, estornar esse recebimento feito incorretamente e lançar novamente a nota fiscal, porém em outro grupo de receitas. Mas não consigo saber em qual grupo em devo lançar.

Atenciosamente,
Viviane Lucena!

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 19:31

oi, é importante verificar como foi dado baixa desta nf em 2012, de posse dessa informação vai ser possível fazer as correções necessárias.

boa noite e bom trabalho a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: