x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 19.873

Contabilizar Mensalidade

Junior

Junior

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 10:14

Bom dia a Todos,

Pessoal, gostaria de saber, qual é a maneira correta de contabilizar a Mensalidade do escritório..

Alguém pode me ajudar ?

Grato !

Att.
Junior

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 14:40

Junior,

Despesa ou receita? Qual o tipo de mensalidade?

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Junior

Junior

há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 15:15

Boa tarde,

A Mensalidade se trata de uma prestação de serviço de um Determinado escritório contábil.
Gostaria de saber a Maneira mais Correta/Adequada para contabilizar esta mensalidade.

Att.
Junior

Junior

Junior

há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 15:30

Allan, Agradeço a sua ajuda...

Estou fazendo da seguinte forma, não estou fazendo Provisão, como ela é uma Despesas Administrativa, eu não sabia que deveria
fazer a Provisão desta maneira.

Fiz assim, Olha..

Contabilizando Mensalidade :

D - Despesas Diversas
C - Caixa

Sabe o que é, eu estou em dúvida, faço ou não a provisão desta Mensalidade ?

Att.

Junior

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 15:32

Junior,

Sim deve ser feita como nosso colega acima mencionou, visto que é um "custo" que você tem mensal, ou seja, para sua empresa ter uma continuidade é necessária de uma assessoria contábil, e isso após contratada se torna uma obrigação, então, é correto provisionar.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 17:47

Olá, boa tarde!

Esta tal "mensalidade", são honorários contábeis que devem ser contabilizados em conta própria com este nome.
Normalmente os honorários são cobrados de um período de 01 a 30 de cada mês, e também deve haver contrato de prestação de serviços emitido pelo escritório com esta previsão, com isso deve ser feita a provisão no ultimo dia de cada mês da seguinte forma:
D - Honorários Contábeis (CR)
C - Contas/Títulos à Pagar (PC)

Na data do pagamento por ocasião da quitação do recibo deve ser feito o lançamento:

D - Contas/Títulos à Pagar (PC)
C - Caixa/Bancos (AC)

Siglas:
CR - Contas de Resultado
PC - Passivo Circulante
AC - Ativo Ciculante

Uma observação: O Contador deve evitar abrir contas com título: Despesas Diversas, Outras Despesas Diversas ou outras contas que não tem uma especificação da despesa, porque se abre prescedente para classificação de despesas que possam ser indedutíveis para o Imposto de Renda.

Abraçõs

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Junior

Junior

há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 07:59

Bom dia a todos,
Caro Gilberto, eu estava em dúvida, pelo fato de eu não achar certo,
creditar em "Despesas Diversas" honorários contábeis.
Algumas empresas aqui do escritório é emitido Nota Fiscal, desta forma ela é
exportada da E-Fiscal para o telecont creditando em Despesas Diversas e Debitando do Caixa.

A informação que eu recebi do Contador é que deve ser feita desta maneira, mais eu não concordei
muito.

A empresa é Optante pelo Simples Nacional, sei que para ocorrer uma fiscalização por parte do CRC
é difícil, no caso de uma Empresa Simples, mais quero fazer a contabilidade mais correta o possível.

Já que estou aprendendo, quero aprender o correto.

Att.
Junior

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 09:13

Olá, bom dia Junior!

Infelizmente, algumas práticas contábeis não servem de exemplo principalmente para iniciantes, mas você está no caminho certo, mesmo sendo empresa do SIMPLES NACIONAL, uma contabilidade onde as contas não são bem classificadas não irá demonstrar corretamente onde foi efetuado os gastos da empresa.

Você está no caminho certo. abraço.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Junior

Junior

há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 09:25

Obrigado Gilberto,
Fico Feliz por isso,
O caminho é Longo, mais já que estamos nele, vamos/temos caminhar corretamente,
desta forma acredito que conseguimos conquistar os nossos objetivos.

Fica em Paz.

Bom fim de Semana a Todos.

Att.
Junior

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade