x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 45.584

Como Contabilizar Participação Societária de Outra Empresa

VÂNIA S. ARRUDA

Vânia S. Arruda

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 14:54

Boa tarde

Por favor, me ajude
Tenho uma empresa que em 2013 tinha participação em quotas de outra empresa . Fiz o seguinte lançamento:
D= Participação Societárias ( Ativo)
C= Participação em Quotas (Patrimonio Líquido) = 154.100,00
Esse lançamento esta correto?
Em 2014 a empresa saiu da sociedade, recebendo uma parte em cheque e outra parte em terrenos. Fiz os seguintes lançamentos:
1° lançamento
D= Banco (Ativo)
C= Participação Societárias (Ativo) =39.100,00

2° lançamento
D= Terrenos (Ativo)
C= Participação Societárias (Ativo) =115.000,00

Ficou 154.100,00 na conta Participação em Quotas (Patrimônio Líquido). O que fazer para zerar? Preciso saber se meus lançamento estão corretos. Qual lançamento que devo fazer para zerar o valor de Participação em Quotas?
Alguém pode me ajudar?

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Domingo | 16 agosto 2015 | 20:56

Olá Vânia!

Não entendi o por que de você ter lançado no momento da aquisição das quotas de participação acionária em outra empresa, este valor a crédito no patrimônio líquido.
Quando a empresa iniciou a sua participação, ela pagou por ela? A meu ver você deveria ter feito um crédito contra alguma conta do ativo (caixa, banco, etc...).

É por isso que agora, tendo saído da sociedade e recebido por esta participação dinheiro e terrenos, você não consegue "zerar" essa posição no patrimônio líquido.

Att.
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 08:45

Bom dia Umberto,

Concordo com você.

Mas acredito que ela esteja lançando na conta do PL como um ajuste de exercício anterior, já que o fato é de 2013 e 2014.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade