x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 14.064

permuta valor da troca

rodrigo

Rodrigo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 11:22

Bom dia, amigos minha duvída é a seguinte eu faço a contabilidade de uma empresa que trabalha com permutas ,ex: houve uma permuta de um imóvel no valor de R$ 50.000,00 por outro imóvel do mesmo valor o problema é que esse imóvel que foi trocado por R$ 50.000,00 em sua escritura anterior a troca o valor antigo em que ela constava era R$ 30.000,00 . Gostaria de saber como contabilizar essa diferença de R$ 20.000,00.

OBS: minha empresa é tributada como lucro presumido.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 17:42

Boa tarde Rodrigo,

Mesmo em se tratando de permuta, existe um recibo de compra e venda onde deverá ser contabilizado pelos valores ali acordados. No caso de quem comprou vai dar baixa de 50 mil que foi o pago, mas no caso de quem vendeu terá ganho de capital e terá que triburar no IRPJ.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 17:46

.......complementando....sendo permuta de valores iguais o caixa fica zerado e valores diferentes ocorrerá no caso de valores divergentes, mas atentando para o ganho de capital em se tratando de valores acima dos registrados.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 13:13

A tributação é somente em caso de Ganho de Capital, os lançamentos contábeis serão idênticos à uma compra ou venda de imobilizado.

rodrigo

Rodrigo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 13:27

obrigado pela explanação acima, Gilberto C. Olgado, mais minha duvida ainda persiste pois como a colega havia mencionado e se de fato não tiver existido o ganho de capital pois como eu exemplifiquei meu caso acima não existiu ganho de capital e sim uma "valorização do imóvel", acredito que isso se caracterizaria um reavaliação de ativos coisa que não aconteceu.
Assim persiste minha duvida é referente ao aumento do valor do imóvel, como não teve ganho de capital ou seja torna na permuta e nem reavaliação do ativo gostaria de saber como contabilizar a diferença do meu imóvel os R$ 20.000,00 desde já agradeço pela atenção.

SASKA S T KOPMANN

Saska s T Kopmann

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 09:09

Bom dia

Como contabilizo então o seguinte caso:

Tenho que pagar ao fornecedor 800,00. Mas paguei 600,00 em mercadorias minhas mais 200,00 em dinheiro.

D- Fornecedor 800,00
C- Caixa 200,00
C- ??

Obrigada!

Atenciosamente,

Saska Kopmann|saska.kopmann@gmail.com

Redação Fiscal - PODTAX - Guia do Analista
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
www.guiadoanalista.com.br
Grupo WHATS
Grupo FACE
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 09:53

Bom dia Saska,

A empresa privada tem por finalidade em suas transações o lucro na venda de produção ou revenda de mercadorias. Mesmo sendo uma operação de "permuta", esta mercadoria está em estoque para comercialização, e a empresa deverá tributar a sua saída.
Neste caso a empresa emitirá uma nota fiscal de vendas à prazo onde será debitado a conta clientes e creditado a conta de vendas de mercadorias, neste valor de 600,00.
Em razão destes lançamentos, você terá uma obrigação deste fornecedor à pagar de 600,00 e uma obrigação à receber do mesmo valor, podendo quitar as duplicatas de forma à baixar os saldos destas contas.
Ficando os lançamentos da seguinte forma;

1. Pela emissão da nota fical de vendas;
D - Clientes à receber ou Duplicatas à receber (AC)
C - Venda de Mercadorias.......................................... 600,00

2. Pelo pagamento deste fornecedor quitando as duplicatas à receber e à pagar;
D - Fornecedores (PC)
C - Clientes à receber ou Duplicatas à receber (AC). 600,00

Editado por Gilberto C. Olgado em 13 de abril de 2009 às 09:57:51

SASKA S T KOPMANN

Saska s T Kopmann

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 10:05

Obrigada Gilberto...

Editado por Saska Siara Tenorio Kopmann em 13 de abril de 2009 às 10:06:27

Atenciosamente,

Saska Kopmann|saska.kopmann@gmail.com

Redação Fiscal - PODTAX - Guia do Analista
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
www.guiadoanalista.com.br
Grupo WHATS
Grupo FACE
Helga Pereira de Souza

Helga Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 14 abril 2009 | 10:05

O meu caso é o seguinte eu tenho uma empresa que tem 1 terreno e fez através de uma escritura publica a permuta com torna recebendo valores mais ainda não passou o terreno para a construtora e só será passado futuramente após o termino da construção onde ele recebera apartamentos pela troca do terreno. Qual a conta de receita que contabilizo a entrada desse dinheiro? No ato dos recebimento foi tributado os valores no lucro presumido.

permuta valor da troca - Contabilidade

Visitante não registrado

há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 18:40

Boa noite pessoal

Conforme dispõe a Instrução Normativa nº 107, de 14.07.88, na permuta sem pagamento de diferença em dinheiro por qualquer das partes, a pessoa jurídica deverá considerar como preço de alienação do imóvel dado em permuta o valor contábil desse imóvel e como custo de aquisição do imóvel recebido em permuta aquela mesmo valor

Em caso de haver pagamento de diferença na operação de permuta, ai sim deve ser calculado o ganho de capital e sua posterior tributação,

Como o imóvel tem mesmo "Valor Contábil", entende-se que não há tributação sobre a operação citada, porém deve ser observado direitinho se esses bens tem mesmo "Valor Contábil" Realmente,

esse link poderá te ajudar:

http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/1373/PERMUTA_DE_IMOVEIS

Espero ter ajudado,

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 18:57

Obrigado Nilton, foi de grande valia.

Realmente, a contabilidade deve ter uma avaliação e valor contabil condizente para que possa ser efetuada a permuta sem torna.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: