x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.018

RPA emitido contra MEI

Nathan Lima

Nathan Lima

Iniciante DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 17:19

Boa tarde,

Penso em abrir uma empresa que opera em venda direta de alimentos no modelo de marketing multinível.
Como gostaria de correr pouco risco, imagino se é possível o início via MEI, encontrando um CNPJ que se enquadre.
Sendo MEI possível, a comissão aos vendedores da rede se dará por RPA? Um RPA pode ser emitido contra uma MEI?

Os vendedores da rede que não tem empresa nem MEI como recebem a comissão? Por apresentação do RPA? Essa é a melhor e única maneira?

Se eu que vou abrir o marketing multinível ter que abrir como empresa mesmo, não MEI, e me registrar no Simples é só escolher um CNAE de distribuição de alimentos ou algo parecido? E quando um vendedor emitir um RPA eu que devo recolher os impostos? O contador que vai gerar essas guias?

Obrigado pelas respostas,
Nathan Lima

Nathan Lima

Nathan Lima

há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 20:13

Allan,

Você não ajudou em nada! Até atrapalhou, já que agora meu tópico não está na lista dos Não Respondidos.

Essa sua resposta foi um claro exemplo para apenas conquistar pontos.

Atenção nas próximas vezes, traga mais valor ao Fórum Contábeis. E não existe a palavra "menas".

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 11:05

Nathan

O colega Allan deu uma resposta muito clara ao seu questionamento, uma vez que é uma operação de planejamento tributário e estratégico muito complexa que exige grande quantidade de dados cuja disponibilização compromete a segurança das suas informações, bem como da sua futura empresa, portanto seria demasiadamente complicado para tratar via internet, sendo a consulta a um contador pessoalmente o melhor a se fazer.

Infelizmente, nem sempre a resposta correta é aquela que queremos ouvir, mas isso não quer dizer que ela seja uma resposta ruim.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: forumcontabeis@rtdaccounting.com.br
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Nathan Lima

Nathan Lima

há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 11:37

Rodrigo,

Embora ache a utilização da desculpa de que "nem sempre a resposta correta é a que queremos, mas não signifique que ela seja ruim" uma opção pela mediocridade, o Allan não deu resposta nenhuma ao meu questionamento. Pois, na abertura do tópico, fiz perguntas também nada relacionadas a planejamento tributário e nem que exigem informações do modelo que cunhei. "Um RPA pode ser emitido contra uma MEI?" é um exemplo.

Um resposta razoável para o questionamento, que inclusive é a favor da assinatura do seu colega Allan ("...Não retenha o conhecimento..."), poderia ser:
- RPA não pode ser emitido contra MEI e numa empresa em sociedade limitada a contabilidade, costumeiramente, faz a emissão das guias para o recolhimento dos impostos do RPA. No entanto, como seus outros questionamentos são bastante específicos, sugiro que procure um contador para te esclarecer, tenho certeza que custará bem menos que você espera e trará bem menos dores de cabeça.

Mas agradeço sua preocupação quanto a disponibilizar informações que comprometam a segurança do meu modelo.

Atenciosamente,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: