x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 7.710

Contabilização - venda de software

RODRIGO LOPES

Rodrigo Lopes

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 09:11

Bom dia colegas,

Estou em dúvida na contabilização de uma venda de software produzida pelo estabelecimento, a empresa vendeu todo o projeto/propriedade deste para outra, sabe-se que é uma receita operacional, posso enquadrá-la como venda de serviço?

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 10:50

Rodrigo,

Se a sua empresa desenvolveu o software e foi vendido ao cliente e no cliente ainda houve uma customização, esse deve ser tratado como Receita de Venda de Serviços.

Se o software foi desenvolvido para venda em prateleiras, aí a Receita será de Venda de Mercadorias ou Produtos, conforme for o caso.

Abs

Milton Barcellos Jorge

Milton Barcellos Jorge

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 20:17

Rodrigo,

Se a sua empresa desenvolveu o software e foi vendido ao cliente e no cliente ainda houve uma customização, esse deve ser tratado como Receita de Venda de Serviços.

Se o software foi desenvolvido para venda em prateleiras, aí a Receita será de Venda de Mercadorias ou Produtos, conforme for o caso.

Abs

Sei o post já tem idade, e perdoem me se o reativo, mas vejo como um tema relevante a uma softhouse, e com poucas fontes de pesquisa.

Eu busco mudar de profissão, da louca TI para a CTB.
Então:
A customização, eu concordo que seja uma prestação de serviço.
Agora a venda do soft "de prateleira" como produto ?!
Qual seria seu custo (CMV ou CSV), pois supostamente este produto ao ser vendido já está completamente
elagorado. Alguns soft levam anos para chegarem a ponto de serem comercializados.
Em valores (apenas para exemplo):
2 anos de desenvolvimento (2 programadores de R$2mil ao mes) = R$ 48mil (Custo do Produto).
venda a 1 clientes por 5mil cada licença de uso = R$ 5mil
então como fica?
na primeira venda:
venda de licença se uso de soft por 5mil, CMV/CSV R$ 48mil ?
nas subsequentes:
venda de licença se uso de soft por 5mil, CMV/CSV R$ 0 (pois já foi contabilizado na primeira venda)?
não há como ter o CMV/CSV rateado para cada operação de venda, pois não sei a quantos clientes serão vendidos.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 21:18

Milton

Diante da sua colocação, podemos pressupor que o desenvolvedor irá vender varias licenças ao cliente ao longo do tempo, caso contrario estaria perdendo dinheiro.

Pois bem, considerando isto e o principio contabil da competencia, que prevê entre outras coisas a a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas correlatas. Você terá que deixar estes investimentos feitos antes da venda no ativo até que a receita seja gerada para que elas possam ser confrontadas no resultado simultaneamente.

Ficaria mais ou menos assim:

Fase de desenvolvimento

D - Gastos com Desenvolvimento de Produtos (ANC - Custos Antecipados)
C - Salarios a Pagar (PC)
2 mil por mês

Quando o software estiver pronto para venda

D - Custos de Desenvolvimento(AC - Estoques)
C - Gastos com Desenvolvimento de Produtos (ANC - Custos Antecipados)
48 mil

Fase de venda do software pronto

D - Duplicatas a Receber(AC)
C - Receita
Valor da Receita

D - CPV/CSV (CR - Custos)
C - Custos de Desenvolvimento(AC - Estoques)
Valor proporcional (numero de vendas efetuadas/numero de vendas esperadas)

O mesmo deve ser feito com os outros custos de desenvolvimento do software

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade