Gisele:
De acordo com o próprio significado da palavra "estoque", ela tem o significado de "reserva"; isto é, a empresa de ônibus adquire o combustível em quantidades razoáveis e os guarda, para ir utilizando à medida do necessário. Somente quando o combustível guardado é colocado dentro do tanque do veículo é que estará configurada a situação de despesa.
Por outro lado, a título de exemplo, suponhamos que a viação não tivesse um tanque em seu pátio e sempre abastecesse em um posto de gasolina, aí sim, sempre que fosse emitida uma requisição de abastecimento, seria feito o lançamento como despesa.
Deste modo, vamos cuidar de dirimir sua dúvida:
Gostaria de saber se as notas de entrada de combustível podem ser lançadas como um estoque (Combustíveis - incluindo o lançamento por evaporação) ou em alguma conta das Despesas (como "Despesas com Combustíveis").
A resposta é
sim, as notas devem ser lançadas como estoque (estoque interno de produtos de consumo). Quando eu mencionei uma planilha de controle interno é porque isto é comum em empresas de transporte: todo dia, ou de manhã ou à noite, todos os veículos são abastecidos e têm a quilometragem anotada; no início do próximo ciclo novamente o veículo é abastecido e é calculada a média de consumo por quilômetro rodado. Se um veículo tiver consumo excessivo, é sinal de que seria necessária uma revisão mecânica visando economia. Esta questão de estoques não é aplicável somente aos combustíveis; empresas de transporte também estocam lubrificantes, pneus, câmaras de ar e demais pequeninas e simples peças de manutenção e reposição (lâmpadas, fusíveis, correias, etc.). Sugiro que você solicite à empresa informações a respeito do
almoxarifado.
Agora vem a pergunta: Os lançamentos ficam só para estoques? E o consumo destes combustíveis, não são despesas?
Analisando estes dados, concluímos que todas as aquisições devem inicialmente ser lançadas como estoques e sempre que os ônibus são abastecidos deve ser feita a alocação do valor disto para os custos. Nisto se encaixaria perfeitamente o uso da planilha interna da empresa.
Adiante coloco um simplório exemplo com valores hipotéticos, considerando que a empresa tenha iniciado o mês com o estoque de combustíveis zerado (vazio):
Estoque Inicial: 0 litros
Compras no mês: 1.580 litros - total das notas: R$ 2.986,20 - preço médio por litro: R$ 1,89
Estoque final: 320 litros
consumo: 1.260 litros x R$ 1,89 = 2.381,40
1) Lançamento das Compras:
D) Estoques de Combustíveis (AC)
C) Fornecedores (PC)
R$ 2.986,20
2) Apropriação das despesas:
D) Despesas com Combustíveis (CR)
C) Estoques de Combustíveis (AC)
R$ 2.381,40
3) Pagamento da distribuidora na data propícia:
D) Fornecedores
C) Caixa ou Bancos
R$ 2.986,20
Espero desta maneira ter a auxiliado. Se as dúvidas continuarem, volte a postar.
Bom trabalho